Notícias Breves

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, Mário Bruno Gomes, foi nomeado Coordenador Municipal de Proteção Civil, com efeitos a partir do dia 6 de novembro. A deliberação foi tomada em reunião de Câmara Municipal de 6 de novembro e foi publicada dia 10 de dezembro em Diário da República.

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte - APIN, que agrega 11 municípios dos distritos de Coimbra e Leiria, entre os quais Alvaiázere, vai aumentar o preço da água em cerca de 10% no início de 2020. O anúncio foi feito dia 12 de dezembro, embora a presidente do Município já o tivesse referido na edição de novembro, numa entrevista que deu ao “Alvaiazerense”.

As instalações da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Maçãs de D. Maria, foram alvo de um assalto na madrugada do dia 22 de dezembro.

A Câmara Municipal de Alvaiázere aprovou dia 6 de novembro a abertura do concurso público para a construção da Área Empresarial do Rego da Murta, informou a autarquia numa nota, salientando que o procedimento concursal tem o preço base de 1.795.932,07 euros (valor já com IVA).

A Câmara Municipal de Alvaiázere aprovou no dia 29 de outubro o orçamento e demais documentos previsionais para o ano de 2020, que ascende a 10,3 milhões de euros. Este valor representa um aumento de 8,4% relativamente ao de 2019, tendo os documentos sido aprovados por maioria, com os votos favoráveis da maioria Social-Democrata e contra dos vereadores do Partido Socialista.

No passado dia 5 de outubro, o Município de Alvaiázere organizou mais uma edição do Trail do Chícharo, tendo-se verificado a inscrição de mais de 400 atletas.

Esta prova, que já vai na 3.º edição, contou com quatro provas, sendo três delas cronometradas e uma caminhada de lazer. Na caminhada estiveram presentes cerca de 200 participantes, enquanto que no trail curto, de 12 Km, participaram mais de 130 atletas. Já no trail longo, com uma distância de 20 Km participaram 60 atletas e no trail kids inscreveram-se 10 atletas.

No próximo mês de novembro terá início um projeto piloto que se destina à população idosa mais isolada do concelho de Alvaiázere.

Esta nova resposta social, de carater gratuito, designada “Capacitar para partilhar”, resulta da união de quatro instituições de carácter social do concelho de Alvaiázere, são elas a Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere, a Associação Casa do Povo de Maçãs de D. Maria, a Associação Social Cultural e Recreativa de Almoster e o Centro Cultual Recreativo e Social de Pussos.

A população alvaiazerense tem ao seu dispor, desde o passado dia 30 de setembro, um novo serviço na vila, o Cartório Notarial. Marta Machado Cruz revelou ao jornal “Alvaiazerense” que Alvaiázere tinha a licença que mais lhe agradou, “por estar mais perto de casa” e, por isso, decidiu vir para cá.

O Município de Alvaiázere procedeu ao arrendamento do Parque de Campismo. Neste sentido, foi assinado contrato no dia 12 de setembro com António Castelão, empresário do concelho de Alvaiázere com atividade na promoção e organização de atividades ao ar livre, que garantiu o arrendamento do equipamento, aquando da hasta pública realizada no dia 8 de agosto.

A Câmara Municipal de Alvaiázere aprovou a atribuição de dois mil euros, a título de incentivo, ao empreendedor Luís Miguel Silva, na sequência de uma candidatura no âmbito do Regulamento do Ecossistema Empresarial Empreendedor de Alvaiázere, feita pelo jovem.

De acordo com a autarquia, o apoio é atribuído “a fundo perdido”, pelo período de dois anos e o montante destina-se a custear despesas de água, luz e comunicações, devendo o candidato apresentar o original das faturas e os respetivos comprovativos de pagamento.