Notícias Breves

Foi no passado dia 17 de maio que o Município de Alvaiázere, juntamente com os Municípios de Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, assinou um protocolo de colaboração com a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas para a criação de um Gabinete de Apoio ao Emigrante.

A assinatura ocorreu no âmbito da realização do IV Encontro Nacional de Gabinetes de Apoio ao Emigrante, que teve lugar em Pedrógão Grande, com o intuito de debater e partilhar as boas práticas no apoio aos cidadãos portugueses emigrantes.

Alvaiázere (GDA) com um jogo no dia 6 de maio, fora de portas, frente ao Beneditense, tendo saído derrotado por duas bolas a zero.

Na semana seguinte, no dia 13, a equipa de Alvaiázere recebeu em casa a equipa Os Vidreiros, da Marinha Grande, que derrotou pela margem mínima de 1-0.

A equipa de Ansião venceu o GDA por 3-1 na 29ª jornada, disputada no Municipal de Pombal no dia 19 de maio.

No passado dia 2 de maio o Município de Alvaiázere procedeu ao pagamento antecipado do empréstimo contraído na adesão ao Programa de Apoio Economia Local (PAEL), no valor de €1.129.758,59.

Foi em 2012 que a autarquia aderiu a este plano que permitiu aumentar a liquidez da tesouraria e fazer pagamentos que, à data, estavam em incumprimento para com os fornecedores, ficando em contrapartida obrigada ao cumprimento de um plano de ajustamento financeiro que estava previsto terminar apenas em 2026.

Joaquim Simões, que até dezembro de 2017 desempenou funções de vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere (AHBVA), foi eleito presidente da direção para o triénio 2018-2020.

Para além do novo presidente, os corpos sociais da AHBVA são ainda constituídos pelo vice-presidente António Simões Ribeiro, o secretário Jaime Rodrigues Martinho e o tesoureiro Arlindo dos Santos Figueiredo.

No que diz respeito à Assembleia-geral, João Paulo Guerreiro mantém-se na presidência e no Conselho Fiscal o cargo será ocupado por Rui Oliveira.

Após a discussão pública da proposta apresentada pela Câmara Municipal de Alvaiázere, a Assembleia Municipal aprovou o Regulamento Municipal do Estatuto Social do Bombeiro Voluntário, que, seguindo os trâmites legais, entrou em vigor no dia seguinte à sua publicação.

No dia 16 de abril, o despiste e capotamento de um trator agrícola na localidade de Barreiros, na freguesia de Pelmá, fez um ferido grave e um ferido ligeiro, que foram transferidos para os Hospitais da Universidade de Coimbra e para o Hospital de Tomar, respetivamente.

Na madrugada de 26 de março, um incêndio no anexo de uma habitaçãoprovocou a morte a um homem de 61 anos, no lugar da Farroeira, freguesia de Pussos S. Pedro.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operação de Socorro de Leiria, o alerta foi dado pelas 01h51 e ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia Judiciária, num total de quatro veículos e nove operacionais.

Até ao momento não são conhecidas as causas que deram origem a este trágico incêndio.

Entrou em funcionamento no dia 8 de março um novo sistema de videovigilância para deteção e combate a incêndios na Serra de Alvaiázere.

Este é um projeto da Comunidade Intermunicipal de Leiria (CIMRL), apoiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, cujo investimento previsto a nível nacional é na ordem dos sete milhões de euros.

Alvaiázere vai ter uma Escola de Futebol do Benfica, graças a um contrato-programa de desenvolvimento desportivo que foi assinado no dia 8 de março e que vai constituir-se como um importante apoio e incentivo à prática desportiva no Concelho.

No passado dia 4 de fevereiro um incêndio numa habitação na localidade de Loureira, freguesia de Pussos S. Pedro, deixou um casal e dois filhos menores desalojados. O incêndio aconteceu perto das 11h00, numa altura em que a família se encontrava ausente, deixando assim a habitação destruída por completo.