Notícias Breves

As sete autarquias dos concelhos afetados pelos recentes incêndios florestais: Alvaiázere, Ansião, Góis, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Penela e Sertã, subscreveram uma carta dirigida ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, a solicitar apoio estatal, à semelhança do que vai acontecer em Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera.

O terrível incêndio que deflagrou nos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos no passado dia 17 de junho atingiu enormes proporções, tendo alastrado ao concelho de Alvaiázere através da localidade de Cabeças, na freguesia de Maçãs de D. Maria.

A incubadora de negócios Alvaiázere +, com o apoio do Município de Alvaiázere, da ADECA – Associação do Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere e da Territórios Criativos, vai promover uma formação em empreendedorismo com a duração total de 30 horas.

No total serão cinco sessões: “Empreendedorismo e Business Model Canvas” no dia 14 de julho; “Design Thinking e Estratégias de Marketing” no dia 17 de julho; “Liderança e Gestão de Equipas” no dia 19 de julho; “Plano Financeiro” no dia 24 de julho e “How to Pitch | Pitch your Idea” no dia 27 de julho.

O projeto “Regulamento do Orçamento Participativo do Município de Alvaiázere”, aprovado pela Câmara Municipal de Alvaiázere, está em fase de consulta pública durante 30 dias úteis, a contar desde o dia 26 de abril, data em que foi publicado o aviso em Diário da República.

O Grupo Desportivo de Alvaiázere (GDA) carimbou a subida à Divisão de Honra ao classificar-se em segundo lugar na 1ª Divisão Ap. Campeão, com um total de 20 pontos somados em 10 jogos, fruto de 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Os jogos do mês de maio iniciaram-se no dia 7, em casa, frente à equipa Os Vidreiros, da Marinha Grande, partida que terminou com um empate a uma bola.

No passado dia 21 de maio, cerca das 16h00, um homem de 58 anos faleceu na sequência de um acidente ao volante de um trator, que ocorreu na freguesia de Almoster.

Manuel Nunes Pereira, residente no lugar de Ponte Nova, concelho de Alvaiázere, que cultivava o terreno há mais de 30 anos, despistou-se e caiu num ribeiro, acabando por ficar debaixo do veículo.

Após a chegada dos meios de socorro e apesar dos esforços para o salvar, o homem acabou por falecer no local.

Foram aprovadas as duas candidaturas submetidas pelos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere (BVA) ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito do Programa Portugal 2020.

Uma das candidaturas destina-se à execução de obras de requalificação do Quartel, um investimento orçamentado em 636.000 euros e que terá a comparticipação de 85% (cerca de 540.000 euros).

No dia 26 de abril, Célia Marques esteve em Vila Pouca de Aguiar na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação que vai permitir a criação da Federação Nacional dos Caminhos de Santiago, composta por um total de 30 Municípios, entre os quais o Município de Alvaiázere.

Reconhecida como rota cultural europeia desde 1987, o Caminho de Santiago é percorrido todos os anos por milhões de peregrinos, a pé ou de bicicleta, representando um importante ativo ao nível do turismo do concelho de Alvaiázere, que a criação da Federação pode potenciar.

O Município de Alvaiázere aprovou, no passado dia 24 de abril, os documentos de prestação de contas relativos ao ano de 2016, com um resultado operacional, negativo, de 1,5 milhões de euros, sendo o resultado liquido, negativo, no valor de 866 mil euros, num universo de custos de 8,5 milhões de euros e de proveitos de 7,7 milhões de euros.

Elaborado pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Alvaiázere, em apoio à Comissão Municipal de Defesa da Floresta, o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Alvaiázere foi aprovado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas no dia 4 de abril.