Notícias Breves

O aumento do custo da água e do saneamento está a fazer aumentar as queixas dos munícipes dos 11 concelhos envolvidos na APIN - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, encarregue da gestão de água, saneamento de águas residuais e recolha de resíduos sólidos urbanos.

O antigo Jardim de Infância de Cabaços passou a ser, desde o dia 13 de fevereiro, a nova sede do Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos. O edifício estava desativado e foi cedido pela Câmara Municipal de Alvaiázere a fim de “contribuir para a preservação do património do território”, informou o Município.

A cedência deste jardim de infância permite, assim, ao Rancho instalar lá a sua sede e, simultaneamente, zelar e assumir a preservação de um edifício que integra o património imobiliário municipal e “que faz parte da história de Alvaiázere e dos alvaiazerenses”.

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal identificou dia 4 de fevereiro um jovem de 17 anos, por “suspeita de crimes contra o património”, em Alvaiázere.

O supermercado “Casa Rodrigues”, em Ponte-Nova, freguesia de Almoster, sofreu danos avultados resultantes de um incêndio que deflagrou no passado dia 8 de janeiro.

A ADECA - Associação de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere é desde janeiro deste ano uma Gestora Operacional da Bolsa de Terras - GeOP. A associação, através do Gabinete de Apoio ao Mundo Rural, submeteu uma candidatura em março de 2019 e a mesma veio agora aprovada.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, Mário Bruno Gomes, foi nomeado Coordenador Municipal de Proteção Civil, com efeitos a partir do dia 6 de novembro. A deliberação foi tomada em reunião de Câmara Municipal de 6 de novembro e foi publicada dia 10 de dezembro em Diário da República.

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte - APIN, que agrega 11 municípios dos distritos de Coimbra e Leiria, entre os quais Alvaiázere, vai aumentar o preço da água em cerca de 10% no início de 2020. O anúncio foi feito dia 12 de dezembro, embora a presidente do Município já o tivesse referido na edição de novembro, numa entrevista que deu ao “Alvaiazerense”.

As instalações da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Maçãs de D. Maria, foram alvo de um assalto na madrugada do dia 22 de dezembro.

A Câmara Municipal de Alvaiázere aprovou dia 6 de novembro a abertura do concurso público para a construção da Área Empresarial do Rego da Murta, informou a autarquia numa nota, salientando que o procedimento concursal tem o preço base de 1.795.932,07 euros (valor já com IVA).

A Câmara Municipal de Alvaiázere aprovou no dia 29 de outubro o orçamento e demais documentos previsionais para o ano de 2020, que ascende a 10,3 milhões de euros. Este valor representa um aumento de 8,4% relativamente ao de 2019, tendo os documentos sido aprovados por maioria, com os votos favoráveis da maioria Social-Democrata e contra dos vereadores do Partido Socialista.