Antigo Jardim de Infância de Cabaços é agora sede do Rancho de Pussos

O antigo Jardim de Infância de Cabaços passou a ser, desde o dia 13 de fevereiro, a nova sede do Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos. O edifício estava desativado e foi cedido pela Câmara Municipal de Alvaiázere a fim de “contribuir para a preservação do património do território”, informou o Município.

A cedência deste jardim de infância permite, assim, ao Rancho instalar lá a sua sede e, simultaneamente, zelar e assumir a preservação de um edifício que integra o património imobiliário municipal e “que faz parte da história de Alvaiázere e dos alvaiazerenses”.

O Município de Alvaiázere tem, ao longo dos últimos tempos, cedido algumas escolas desativadas do Concelho a diversas associações com o intuito de “apoiar o tecido associativo concelhio” e preservar o património. A Escola primária Adães Bermudes em Alvaiázere foi cedida à Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, a Escola primária de Candal é sede da Associação de Caçadores de Almoster – Mostercaça, a Associação de Caçadores da Freguesia de Pelmá detém a Escola primária dos Marques e o Clube Motard “Cinco Vilas” tem ao seu cuidado a Escola primária de Maçãs de D. Maria.

O contrato de comodato entre a Câmara Municipal de Alvaiázere e o Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos foi assinado pela presidente do Município, Célia Marques, e a presidente da direção do Rancho, Celestina Lagoa. Ao momento assistiram ainda António Alcobia Ferreira, vice-presidente do Rancho, e Raúl Silva Marques, tesoureiro daquela Associação.