PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Conselho Cinegético de Alvaiázere deliberou criação de três novas zonas de caça

30 de Setembro de 2016

O Conselho Cinegético reuniu no passado dia 14 de setembro, no edifício dos Paços do Concelho, com o intuito de prestar à comunidade alvaiazerense de caçadores os esclarecimentos acerca da época venatória.

Desta forma, o Conselho Cinegético, presidido por Célia Marques, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere e no qual estão representadas as três Associações de Caçadores do Concelho, os agricultores, as zonas de caça turística, os autarcas de freguesia e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), deliberou por unanimidade emitir um parecer positivo no que respeita à extinção da atual Zona de Caça Municipal de Alvaiázere, criando três novas zonas de caça.

Estas novas zonas, que vão ocupar a área da zona a extinguir, serão: a Zona de Caça Municipal de Almoster, que irá ser gerida pela MosterCaça – Associação de Caçadores de Almoster, a Zona de Caça Municipal de Pelmá, que irá ser gerida pela Associação de Caçadores da Freguesia de Pelmá e, finalmente, a Zona de Caça Municipal de Alvaiázere, que irá ser gerida pelo Clube de Caçadores do Concelho de Alvaiázere, que ocupará territórios de Alvaiázere e das restantes freguesias.

Apesar de ainda não ser possível antever rigorosamente quando é que as novas zonas de caça poderão começar a admitir inscrições e a vender jornadas de caça, está previsto que o processo esteja concluído em novembro, para que as caçadas possam iniciar-se no dia 4 de dezembro.

Em jeito de conclusão da reunião do Conselho Cinegético, é possível afirmar que os caçadores interessados já podem proceder às inscrições para caçar na atual Zona de Caça Municipal de Alvaiázere, sendo que as caçadas apenas serão vendidas ao dia e semanalmente, tendo em conta que a meio do mês de novembro será extinta esta zona.

O primeiro dia de caça será no próximo dia 9 de outubro, e até novembro vão ser promovidos dias de caça a sedentárias e pombos aos domingos e feriados até às 13h00; a partir do dia 1 de novembro, já será possível a caça ao tordo de salto.

Quando for publicada oficialmente a extinção da Zona de Caça Municipal de Alvaiázere será interrompida a caça, e as inscrições para as novas zonas poderão ser feitas quando as mesmas forem aprovadas oficialmente e os Planos de Exploração Cinegética publicados no site do ICNF.