Município de Alvaiázere saldou empréstimo do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL)

No passado dia 2 de maio o Município de Alvaiázere procedeu ao pagamento antecipado do empréstimo contraído na adesão ao Programa de Apoio Economia Local (PAEL), no valor de €1.129.758,59.

Foi em 2012 que a autarquia aderiu a este plano que permitiu aumentar a liquidez da tesouraria e fazer pagamentos que, à data, estavam em incumprimento para com os fornecedores, ficando em contrapartida obrigada ao cumprimento de um plano de ajustamento financeiro que estava previsto terminar apenas em 2026.

As obrigações do Município em relação ao PAEL foram suspensas em agosto de 2017, por despacho conjunto dos secretários de Estado das Autarquias Locais e do Tesouro, com base na “gestão financeira rigorosa do executivo camarário” e no “cumprimento do limite de dívida evidenciado no ano de 2016”.

Após esta suspensão, e face à melhoria da situação financeira, a presidente da Câmara Municipal, Célia Marques, tomou assim a decisão de proceder ao pagamento antecipado deste empréstimo, o que permitiu a poupança de cerca de 100 mil euros em juros.

A autarca mostrou-se satisfeita com a resolução da questão do PAEL, sublinhando que com a suspensão do plano, o Município enfrentava a possibilidade de ter de reativar as medidas do plano, numa situação pontual.