Projeto “Taste Up” pretende promover gastronomia e turismo em Alvaiázere

A Incubadora de Negócios do Município de Alvaiázere é parceira do projeto Taste Up, um programa de aceleração desenhado para apoiar projetos de empreendedorismo na área do Turismo Gastronómico, anunciou a autarquia.

Numa nota de imprensa, Célia Marques - presidente da autarquia - informou que o concelho de Alvaiázere vai receber um dos ‘bootcamps’, onde será administrada formação intensiva durante dois dias, a 11 e 12 de outubro, não só na área de gestão, como em áreas mais focadas no turismo, gastronomia e culinária.

Segundo a autarca, o programa destina-se a “empreendedores que queiram recuperar um saber ou sabor com tradição ou que tenham um negócio (tecnológico ou não), com objetivo de sustentar o desenvolvimento do turismo gastronómico”.

O projeto também se dirige a empreendedores que pretendam modernizar antigos negócios de família e que “visem gerar negócios assentes na recuperação de tradições na área da culinária e gastronomia típica, nomeadamente em territórios de baixa densidade, ou a profissionais do setor gastronómico que pretendam desenvolver um produto inovador”.

A apresentação do projeto “Taste Up” teve lugar em Lisboa, no dia 30 de julho, e a autarca da Câmara Municipal de Alvaiázere marcou presença. Evidenciou a grande importância que este tipo de atividades tem para o Concelho, nomeadamente o conseguir promover negócios locais a partir de recursos existentes no território.

O projeto é promovido pela entidade de consultoria especializada Territórios Criativos, pela APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, e o Turismo de Portugal.