Estatuto Editorial

1.
O ALVAIAZERENSE é propriedade da C.C.A. da qual goza de plena autonomia administrativa e financeira: a sua orientação e o seu conteúdo dependem exclusivamente do seu Director.

2.
O Director, Director Adjunto e Tesoureiro do Alvaiazerense são eleitos pelos sócios da C.C.A, cabendo ao Director a escolha dos redactores e dos colaboradores.

3.
O ALVAIAZERENSE propugnará oferecer aos seus leitores uma informação séria e desapaixonada, baseada em factos concretos: assumindo uma posição de total independência perante o poder político, o poder económico e quaisquer outras entidades ou grupos de pressão.

4.
O ALVAIAZERENSE é um jornal de vocação regional e concelhia; nesta perspectiva privilegiará a divulgação dos valores do concelho de Alvaiázere - históricos, artísticos, desportivos, literários e científicos.

5.
O ALVAIAZERENSE promoverá a expansão e desenvolvimento de todas as actividades produtivas do concelho de Alvaiázere.

6.
Atendendo à sua responsabilidade na vida concelhia "O ALVAIAZERENSE" apoiará ou incentivará, dentro das suas possibilidades, iniciativas que visem discutir e aprofundar numa perspectiva democrática os problemas concelhios.

7.
Para o Alvaiazerense - os factos e as opiniões são livres. As opiniões devem ser claramente separadas das notícias, sendo obrigatoriamente assinadas e da responsabilidade dos seus autores.

8.
O ALVAIAZERENSE utilizará invariavelmente uma linguagem elegante e correcta, não podendo a sua Direcção e os seus redactores e demais colaboradores dirigir ataques pessoais ou envolver-se em campanhas difamatórias, seja a que pretexto for.

9.
O ALVAIAZERENSE baseado em princípios de boa vizinhança propugnará relações de aproximação com os concelhos circunvizinhos.

10.
O ALVAIAZERENSE, por intermédio da sua direcção e do seu corpo redactorial, compromete-se a "respeitar os princípios deontológicos da imprensa e da ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação".