Associações

Foi entre amigos e três ranchos convidados que, no passado dia 7 de setembro, se comemorou e festejou os 24 anos de existência do Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos.

A Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere instituiu o Dia José Mendes de Carvalho, como forma de homenagem a “um dos grandes beneméritos”, que “deixou legado com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento contínuo da obra desta Irmandade”.

O Grupo Desportivo de Alvaiázere entrou este mês nos “entas”. Fundado a 6 de julho de 1979, foi reconhecido em Diário da República a 13 de agosto do mesmo ano. Contudo, o seu início remonta a 2 anos antes, 3 de abril de 1977, no Campo da Mata em Ansião. Nesse dia o nosso GDA sofreu uma derrota frente ao Arcuda , por 2 bolas a 0. Na altura a designação GDAA - Grupo Desportivo Assembleia de Alvaiázere - deveu-se à necessidade de recorrer aos estatutos daquela entidade para se inscrever a equipa na A. F.

Nos passados dias 29 e 30 de junho, a Associação de Maçãs de Caminho iniciou a comemoração do seu 30º aniversário (25-07-1989), sendo que a mesma se irá prolongar até ao dia 20 de outubro, data da realização do I RAID BTT do concelho.

A Associação de Cultura Alva Canto foi a única a promover a comemoração do 25 de Abril no concelho de Alvaiázere com o concerto “Cantar Abril”.

Como manda a tradição, o programa deste dia especial começou bem cedo com o hastear da bandeira com Guarda de Honra, ao qual se seguiu a cerimónia religiosa, celebrada pelo padre Celestino Brás, e com a qual se homenageou os bombeiros já falecidos. A romagem ao cemitério é também parte integrante desta festa, à qual se seguiu o desfile apeado e motorizado até ao quartel dos BVA.

Durante dois dias, 9 e 10 de março, a Associação de Apoio Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de S. Pedro, freguesia de Pussos S. Pedro festejou o seu 27º aniversário, entre os seus sócios e também amigos.

O primeiro dia ficou marcado pelo baile com o grupo Só Ritmo que animou todos os presentes na sede da associação, tendo sido este de entrada gratuita.

O segundo dia de festejos iniciou com o tradicional hastear das bandeiras, sido de seguida a missa em memória de todos os sócios já falecidos, momento alto para os habitantes mais crentes do lugar.

O dia 3 de fevereiro foi de festa para a Alva Canto - Associação de Cultura que festejou o seu 23.º aniversário. Assim, pelas 16h30, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, foi entre amigos que se fez a festa.

Foi justamente com o mote “É bom estar entre amigos” que aconteceu a gala de aniversário desta associação alvaiazerense, onde também se homenageou o seu sócio número um, e um dos seus fundadores, Joaquim Dionísio Lourenço, que faleceu em julho do ano passado.

A noite de 16 de fevereiro foi solidária. Cerca de 220 pessoas, oriundas de vários pontos do Concelho, e 20 elementos da Tuna da Misericórdia de Alvaiázere, estiveram presentes num jantar solidário, no salão paroquial da freguesia de Almoster, organizado pelo grupo de voluntariado Missão Trevo, em colaboração com a comunidade AMMA (Alvaiázere, Maçãs de Caminho, Maçãs de D. Maria e Almoster).

A Associação da Casa do Povo de Alvaiázere realizou no dia 9 de dezembro, na Associação de S. Pedro, o 2º Festival da Sopa para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.