PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Bruno Gomes é o novo comandante dos Bombeiros

31 de Maio de 2016

No passado dia 5 de maio, Mário Bruno Gomes assinou o termo de posse como Comandante da corporação dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere.

António Gonçalves, com 20 anos de serviço, foi designado para ocupar o lugar de segundo comandante e João Caria, com 10 anos de serviço, o de adjunto de comando, estando ambos neste momento a frequentar uma ação de formação que lhes permita assumir os cargos para os quais foram nomeados.

Em entrevista ao Jornal “O Alvaiazerense”, o Comandante recordou a sua entrada nos Bombeiros, em 1996, motivada pela “vontade de ajudar as outras pessoas e também incentivado por alguns amigos que já pertenciam aos Bombeiros”. Tendo começado como aspirante, Mário Bruno Gomes foi promovido a bombeiro de terceira em 2001 e em 2005 foi convidado a assumir o cargo de adjunto de comando do Comandante Bruno Sousa, função que desempenhou durante uma década.

Mário Bruno Gomes afirmou que encara esta nova etapa “com o espírito de missão de sempre, mas com a responsabilidade acrescida de comandar uma corporação de 75 bombeiros, homens e mulheres. Vamos trabalhar com rigor e dedicação à causa, sempre com base no lema de servir o próximo e vida por vida”.

No que diz respeito aos maiores desafios que terá que enfrentar, o novo Comandante dos BVA referiu que o principal será “motivar a corporação, que, após um período conturbado, está um pouco desmoralizada. Vou mostrar-lhes que são pessoas capazes de fazer um excelente trabalho e que tenho muito orgulho em comandá-los, penso que esse fator será essencial para inverter essa situação”. Para além deste desafio, existem ainda dificuldades a nível social: “é necessário motivar os jovens para a questão do voluntariado, e é um trabalho difícil porque ser bombeiro exige disciplina, rigor e dedicação. Neste momento temos uma recruta de 20 elementos, que para o próximo ano já estarão aptos para servir a população e cumprir a nossa missão”.

Mário Bruno Gomes tem boas expetativas em relação aos próximos cinco anos: “conheço bem esta casa, sei o que posso esperar das pessoas e elas sabem o que podem esperar de mim. Quando existe esta conjugação de fatores estão reunidas as condições para fazer um bom trabalho ao serviço da população e a nossa missão será cumprida com sucesso”.

Por fim, o novo Comandante deixou uma palavra de agradecimento a todos os Bombeiros, pela sua predisposição e prontidão, à população alvaiazerense, por tudo o que tem feito em prol dos Bombeiros e pelo seu voto de confiança, bem como à Câmara Municipal de Alvaiázere, pelo apoio dado nas intervenções que se têm verificado no quartel.

Cláudia Martins