PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Unidade de Cuidados Continuados Integrados oficialmente inaugurada

Santa Casa da Misericórdia

31 de Março de 2015

"É com enorme prazer que a Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere vos recebe para a realização da cerimónia oficial de inauguração da Unidade de Cuidados Continuados, momento que se reveste de enorme simbolismo para a Instituição e que a vossa presença engrandece e ilumina de forma tão especial". Foram estas as primeiras palavras que Adelaide Santos, provedora da SCMA, dirigiu a todos os que estiveram presentes no passado dia 20 de março nas instalações da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) para assistir a um momento singular de celebração de boas práticas em prol dos utentes, como a própria descreveu. Adelaide Santos relembrou que a Unidade entrou em funcionamento em dezembro de 2014 e que, em pouco mais de um mês, esgotou todas as 21 camas disponíveis, demonstrando uma boa capacidade de resposta ao nível social e de saúde. "Esta tentativa de melhorar exige um grande investimento a vários níveis, sobretudo de recursos humanos, prosseguiu", adiantando que a equipa da SCMA é uma equipa jovem e qualificada, ainda em crescimento e que o recrutamento de jovens tem sido uma preocupação especial, de forma a combater o elevado índice de envelhecimento do Concelho de Alvaiázere. Este momento foi também, segundo a provedora, um momento de partilha de afetos, uma vez que estes são a "seiva da vida" e, neste contexto, não pôde deixar de dar uma palavra especial de agradecimento ao Município de Alvaiázere (representado pelo seu presidente Paulo Morgado), pela prontidão com que tem respondido às solicitações da SCMA; aos artistas que "de coração e com o coração" aceitaram o desafio de criar as suas obras para deixar as instalações mais bonitas e estimulantes e ainda à Tuna de Cantares da Misericórdia. Partindo de uma citação de Galileu Galilei, que afirmou "tenho na verdade os anos que ainda me restam de vida, os já vividos não os tenho mais", Adelaide Santos sublinhou que o mais importante nesta Unidade de Cuidados Continuados é o investimento em cada minuto das vidas dos utentes, porque o que importa não é o tempo que lhes resta, mas sim a qualidade de vida desses momentos.

Após a intervenção da provedora, usou da palavra o Padre Vítor Melícias que, enquanto presidente honorário das Misericórdias, pediu a bênção de bons augúrios para a Unidade, relembrando também que a cultura e a alma das Misericórdias é " tratar com carinho, com ternura e com o coração cheio de bondade". Vítor Melícias abordou aquilo a que chamou a "globalização da indiferença", referindo que é este é o último sentimento que uma Misericórdia deve ter; pelo contrário, deve cuidar de todos como se fossem os primeiros, dando a sua alma e a sua vida.

Paulo Morgado, presidente da Câmara Municipal, começou por felicitar a comunidade e a região pela capacidade que tiveram em dar corpo à realidade, transformando a UCCI num exemplo de bom investimento, que serve as necessidades dos utentes. Dividindo a economia em três setores sociais, nomeadamente: infância, saúde e terceira idade, o autarca salientou a resposta muito favorável que a SCMA tem dado sobretudo nesta última e que, por isso, tem merecido a melhor atenção do Município, cuja colaboração vai desde a atribuição de subsídios à isenção do pagamento de taxas, passando pela cedência ou empréstimo de património que permita "levar a bom porto os desígnios da Instituição". Por fim, Paulo Morgado mostrou-se bastante satisfeito pelo facto de Alvaiázere ter, neste momento, diversas opções à disposição da população no que diz respeito aos cuidados de saúde.

A última intervenção da tarde coube a Fernando Leal da Costa, secretário de Estado da Saúde, que representou o Ministro Paulo Macedo e fez questão de sublinhar os aspetos que considerou mais importantes, sendo o primeiro o facto de a UCCI resultar de uma colaboração entre as pastas da Saúde e Segurança Social, num caminho que estas têm vindo a percorrer no sentido de criar mais estruturas de cuidados. Ainda no âmbito dos cuidados continuados, Fernando Leal da Costa admitiu que, em termos de cobertura nacional, os resultados ainda estão aquém das expectativas, existindo muitas assimetrias a nível regional, mas que não deixarão de "procurar acorrer e responder aos apelos". Reconhecendo que a inauguração desta Unidade representa um grande passo no crescente bem-estar da população, o secretário de Estado saudou o esforço das Misericórdias e a sua vontade de continuar a crescer e a aperfeiçoar-se.

A atuação da Tuna de Cantares da Misericórdia encerrou esta tarde de festa, animando todos os presentes com as suas músicas da cultura popular portuguesa.

Cláudia Martins