Autarquia

A Mata do Carrascal será transformada num Parque Botânico. Este é um projeto que a Câmara Municipal de Alvaiázere já estuda há algum tempo e, apesar de Mata do Carrascal ter sofrido uma intervenção no passado, referente à zona do parque de merendas, estruturas de apoio e balneários, Célia Marques, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, explicou ao “Alvaiazerense” que considera que a Mata tem muito mais para oferecer do que apenas aquele espaço.

A Câmara Municipal de Alvaiázere aprovou a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Ariques no final do mês de janeiro. Esta delimitação surgiu no âmbito do projeto “Rede de Aldeias de Calcário”, projeto da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó, e visa “promover a reabilitação e recuperação da traça original da aldeia e das suas características”, referiu Célia Marques.

Encontrando-se a meio do atual mandato, os entrevistados deste mês do jornal “O Alvaiazerense” são os cinco presidentes das Juntas de Freguesia. Conversámos com eles com vista a fazerem um balanço deste dois anos.

Abre ao público, no próximo dia 3 de fevereiro, a Loja do Cidadão de Alvaiázere, obra promovida pela Câmara Municipal, que tem um custo total de cerca de 512.000€, dos quais 300.000€ foram financiados, a fundo perdido, por fundos comunitários.

A Loja do Cidadão de Alvaiázere, instalada no rés-do-chão do edifício do tribunal, vai passar a acolher os serviços da Autoridade Tributária, do Instituto dos Registos e Notariado, do Município de Alvaiázere (com o respetivo Espaço do Cidadão) e da Segurança Social.

A meio do mandato “O Alvaiazerense” esteve à conversa com os vereadores do Partido Socialista que fizeram um balanço do trabalho desenvolvido nestes dois anos.

Com metade do seu mandato cumprido, Célia Marques faz um balanço positivo destes dois anos, contudo confirma que ainda há muitos projetos por concluir. Acerca da sua recandidatura, diz que ainda não pensou nem está preocupada com isso.

O Município de Alvaiázere aderiu, dia 29 de outubro, ao Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, desenvolvido pela Associação Dignitude

O Município quer criar a “Indicação Geográfica Protegida” como marca de referência do Chícharo. A confirmação foi dada pela presidente do Município, Célia Marques, no discurso de abertura da 39.ª edição da FAFIPA – Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato e 17.º Festival Gastronómico do Chícharo, “produto âncora do Concelho”.

“Um concelho que não sabe valorizar o seu passado e a sua história é um concelho sem futuro. Felizmente temos tantas entidades, individuais e coletivas, a quem agradecer”. Foi desta forma que Célia Marques, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, enalteceu o povo alvaiazerense, a sua história e a sua identidade no dia 13 de junho, dia do Concelho.

Unindo 60 entidades, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago foi formalizada no dia 17 de maio em Vila Pouca de Aguiar.