Autarquia

Unindo 60 entidades, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago foi formalizada no dia 17 de maio em Vila Pouca de Aguiar.

Alvaiázere acolheu a apresentação do concurso de financiamento de projetos de inovação social

São mais de 3 milhões e 700 mil euros, aprovados pelo Programa Operacional da Região Centro e que se destinam a 19 projetos no concelho de Alvaiázere.

O Município de Alvaiázere foi o que mais financiamento obteve, tendo apresentado quatro projetos ao longo de 2018 (Plataforma Empresarial de Alvaiázere, Requalificação da Zona Envolvente ao Edifício do Tribunal, Loja do Cidadão de Alvaiázere e Beneficiação e Alargamento da Zona Industrial de Troia) que ascendem a um total de 1.346.566,28 euros, dos quais 1.144.58,34 euros serão financiados.

A Câmara Municipal de Alvaiázere (CMA) promoveu uma sessão de esclarecimento sobre o Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no passado dia 5 de dezembro. Contou com a presença da presidente da CMA, Célia Marques, da arquiteta Mariana Batista e do engenheiro Godinho, responsáveis pelo projeto, para além de autarcas das freguesias e um conjunto de alvaiazerenses interessados pelo tema, a sua maioria comerciantes das zonas que irão ser intervencionadas nesta primeira fase.

A Junta de Freguesia de Almoster recebeu, no dia 11 de novembro, a cerimónia de apresentação de duas medidas que pretendem reforçar a proximidade entre as juntas e os cidadãos: os Espaços do Cidadão e os novos acordos de execução. Estiveram presentes na cerimónia os presidentes das cinco juntas de freguesia, membros dos respetivos executivos e a presidente da Câmara Municipal, Célia Marques, entre outros convidados.

A Câmara Municipal de Alvaiázere), através do Gabinete de Ação Social e Saúde, promoveu no dia 23 de novembro uma conferência que pretendia, para além de assinalar o dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, alertar para um tema que é tão recorrente nos dias de hoje.

O evento “Alvaiázere, Capital do Chícharo” resulta da integração de outros dois de grande importância na história e promoção do Concelho: A FAFIPA (Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato), nascida em 1980, e o Festival Gastronómico do Chícharo, que teve origem em 2003.

A Câmara Municipal de Alvaiázere (CMA) voltou a promover, dia 11 de setembro, uma sessão de esclarecimento com o intuito de dar a conhecer a reabilitação urbana que se pretende fazer na vila e os incentivos existentes para quem pretenda reabilitar um edifício.

Com o mote “Alvaiázere ConVida”, o Município “pretende dar mais vida à vila, ao mesmo tempo que se convida mais pessoas a virem, criando maior dinâmica quer ao nível dos residentes, quer ao nível dos visitantes”.

A Loja de Apoio Social de Alvaiázere - LASA – reabriu dia 6 de agosto e, inicialmente, vai manter-se aberta dois dias por semana, às quartas e sábados de manhã.

A tradição pode já não ser o que era em alguns aspetos, mas no que toca a comemorar a noite de Santo António, a 12 de junho, Alvaiázere encheu-se de gente, cor e animação para ver passar as Marchas Populares, oriundas uma de cada freguesia.