Autarquia

A Junta de Freguesia de Almoster recebeu, no dia 11 de novembro, a cerimónia de apresentação de duas medidas que pretendem reforçar a proximidade entre as juntas e os cidadãos: os Espaços do Cidadão e os novos acordos de execução. Estiveram presentes na cerimónia os presidentes das cinco juntas de freguesia, membros dos respetivos executivos e a presidente da Câmara Municipal, Célia Marques, entre outros convidados.

A Câmara Municipal de Alvaiázere), através do Gabinete de Ação Social e Saúde, promoveu no dia 23 de novembro uma conferência que pretendia, para além de assinalar o dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, alertar para um tema que é tão recorrente nos dias de hoje.

O evento “Alvaiázere, Capital do Chícharo” resulta da integração de outros dois de grande importância na história e promoção do Concelho: A FAFIPA (Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato), nascida em 1980, e o Festival Gastronómico do Chícharo, que teve origem em 2003.

A Câmara Municipal de Alvaiázere (CMA) voltou a promover, dia 11 de setembro, uma sessão de esclarecimento com o intuito de dar a conhecer a reabilitação urbana que se pretende fazer na vila e os incentivos existentes para quem pretenda reabilitar um edifício.

Com o mote “Alvaiázere ConVida”, o Município “pretende dar mais vida à vila, ao mesmo tempo que se convida mais pessoas a virem, criando maior dinâmica quer ao nível dos residentes, quer ao nível dos visitantes”.

A Loja de Apoio Social de Alvaiázere - LASA – reabriu dia 6 de agosto e, inicialmente, vai manter-se aberta dois dias por semana, às quartas e sábados de manhã.

A tradição pode já não ser o que era em alguns aspetos, mas no que toca a comemorar a noite de Santo António, a 12 de junho, Alvaiázere encheu-se de gente, cor e animação para ver passar as Marchas Populares, oriundas uma de cada freguesia.

Teve lugar no passado dia 13 de junho, da parte da tarde, na Casa da Cultura Municipal de Alvaiázere as comemorações referentes ao Dia do Concelho.

Na cerimónia do Dia do Concelho, todos os anos, a Câmara Municipal de Alvaiázere distingue com a Medalha de Mérito do Município um alvaiazerense ilustre ou até mesmo algumas associações. Esta condecoração pretende distinguir pessoas coletivas ou singulares que sobressaíram pelo seu contributo no Concelho a nível social, cultural, económico, humanitário, desportivo, ou outros, que tenham importância e se justifique o seu reconhecimento.

Esta iniciativa tem como objetivo combater oisolamento da população sénior do Concelho e promovera sua integração e coesão social.

No dia 18 de abril comemorou- se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma data que visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que pretende alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.