PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Alvaiázere Capital do Chícharo vai voltar a realizar-se no início do mês de outubro

30 de Abril de 2018

O certame Alvaiázere Capital do Chícharo vai realizar- se este ano nos dias 5,6 e 7 de outubro e não no mês de junho, como tem vindo a acontecer nos últimos anos.

A decisão foi tomada em reunião de Câmara Municipal, e a presidente, Célia Marques, explicou ao Jornal “O Alvaiazerense”, as principais razões desta alteração: “É evidente que o crescimento que o Alvaiázere Capital do Chícharo tem experimentado se deve, principalmente, à procura pela componente gastronómica do evento. É a procura pelo chícharo e pelos produtos e iguarias da região que mais pessoas trazem a Alvaiázere nesta altura”, começou por dizer, acrescentando ainda que organizar o festival em outubro significa promover o produto numa altura mais adequada, em que as suas características podem potenciar ainda mais a sua procura por parte dos consumidores.

A autarca adiantou que, apesar da alteração na data, o certame será organizado nos mesmos moldes das edições anteriores, o que significa que vai congregar a FAFIPA e o Festival Gastronómico, sem prejuízo de nenhum deles: “estamos a trabalhar na construção de um programa diversificado, de grande qualidade e atrativo, quer na componente gastronómica como na componente lúdica e cultural, que possa dar continuidade ao crescimento do certame e à visibilidade e notoriedade do concelho de Alvaiázere”, sublinhou Célia Marques.

No mês de junho, o Município vai promover, como habitual, um conjunto de atividades comemorativas do Dia do Concelho, que inclui a noite das Marchas Populares e o arraial de Santo António, no dia 12, e as Cerimónias do Dia do Concelho, no dia 13.

Esta é uma alteração que procura assim atrair mais consumidores, mas que ao mesmo tempo vai ao encontro das expectativas e anseios dos próprios produtores, como explicou a autarca: “esta é de facto uma preocupação que foi manifestada pelos produtores nos últimos anos, ao qual eu fui sensível, e daí ter tido a preocupação de a contemplar no meu manifesto eleitoral, sufragado nas últimas eleições autárquicas”, referiu, concluindo: “o chícharo é um produto que tem despertado uma procura crescente. É neste produto que está ancorada a estratégia de promoção do território de Alvaiázere, pelo que o evento que mais promove o chícharo deve ser realizado na altura em que o produto está no seu melhor para ser consumido”.

Cláudia Martins