Ariques engloba Rede de Aldeias de Calcário

A Câmara Municipal de Alvaiázere aprovou a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Ariques no final do mês de janeiro. Esta delimitação surgiu no âmbito do projeto “Rede de Aldeias de Calcário”, projeto da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó, e visa “promover a reabilitação e recuperação da traça original da aldeia e das suas características”, referiu Célia Marques.

A escolha de Ariques para integrar esta rede de aldeias deve-se ao facto de ser uma “aldeia habitada, por ainda manter um carácter característico das aldeias da Serra de Sicó e pela sua envolvente natural, onde se conjugam matas de carvalho cerquinho, com azinheiras, sobreiro e olivais milenares”. Para além disto tudo, a autarca destaca como extremamente característico os muros de pedra.

Com aproximadamente 6,2 hectares, a ARU de Ariques, mais concretamente, constitui um “pequeno aglomerado urbano de características rurais, com um parque edificado muito degradado e quase exclusivamente vocacionado para os usos residenciais, complementado por construções de apoio a atividades agropecuárias de subsistência”. No levantamento de campo efetuado no âmbito dos trabalhos de delimitação da ARU foram identificados 34 edifícios, 42% dos quais afetos ao uso residencial e os restantes vocacionados para arrumos.

Desta forma, os proprietários que pretendam reabilitar os seus edifícios ou frações localizadas na ARU de Ariques podem usufruir de “benefícios fiscais e outros incentivos à reabilitação urbana, como por exemplo isenção do imposto municipal sobre imóveis por três anos, a contar da data da conclusão das obras de reabilitação; isenção do IMT; aplicação da taxa reduzida em reabilitação urbana; isenção do pagamento das taxas relativas à informação prévia e apreciação do projeto; isenção de taxas de vistorias, entre outras”.

Para além de Ariques, o Município também já sinalizou a aldeia de Marques, em Pelmá, que poderá vir a pertencer a esta rede de Aldeias de Calcário, “caso haja abertura para esse alargamento”. De referir ainda que além de Ariques, a rede é constituída por cinco outros aglomerados, nomeadamente Casmilo (Condeixa), Chanca (Penela), Pombalinho (Soure), Granja (Ansião) e Poios (Pombal).

Ana Catarina de Oliveira