PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Plano de Ação para a Regeneração Urbana foi aprovado

Município de Alvaiázere

31 de Outubro de 2016

No dia 11 de outubro, a Câmara Municipal de Alvaiázere anunciou que o Centro 2020 aprovou o Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) da vila de Alvaiázere, num investimento global que ultrapassa os 2.327.540,00 de euros.

As obras, que vão começar ainda este ano, incluem a requalificação urbana da zona envolvente ao edifício do tribunal e a adaptação e transformação da antiga escola do primeiro ciclo de Alvaiázere numa plataforma empresarial na qual irá funcionar o segundo polo da incubadora de negócios, com um modelo de funcionamento inovador.

Célia Marques, presidente do Município, destacou que esta é a medida que vai trazer mais valor ao Concelho, pois vai permitir incentivar a instalação de novas empresas, o que implica a criação de emprego e a fixação da população jovem.

Para além disso, a autarca afirmou que, por forma a dinamizar o parque habitacional, vai propor a aprovação da instituição de benefícios fiscais aos prédios urbanos que estão arrendados, o que se traduz numa redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) na ordem dos 20%. Desta forma, Célia Marques considera que a redução do IMI é um estímulo para que os proprietários de imóveis não os mantenham fechados e simultaneamente uma forma de o parque estar ocupado.

É de salientar que, ao contrário do que acontece noutros Municípios, o Município de Alvaiázere não recorreu a nenhum gabinete de consultoria, tendo desenvolvido o seu próprio PARU e candidatado os projetos que dele fazem parte recorrendo de forma exclusiva aos técnicos da autarquia e tendo sempre em conta as conclusões das sessões públicas que se realizaram com os proprietários dos prédios da zona central da vila.