Cultura

Durante dois dias, estudantes de quatro tunas académicas estiveram em Alvaiázere para a simbólica Serenata na Câmara Municipal e para o Festival que teve lugar no Cine-teatro José Mendes de Carvalho.

O Município de Alvaiázere, através do Museu Municipal, associou- se, mais uma vez, às comemorações das Jornadas Europeias do Património, nas quais participa desde 2006 e que este ano foram subordinadas à temática “Património e natureza”.

As comemorações iniciaram-se na manhã do dia 22, no Museu Municipal, com a abertura da exposição “Cársica: uma viagem pela geodiversidade de Alvaiázere”, do geógrafo João Paulo Forte, a qual estará patente ao público até final do ano.

O Museu Municipal de Alvaiázere associou-se, mais um ano, às comemorações das Jornadas Europeias do Património, nas quais participa desde 2006 e que este ano foram subordinadas à temática: “Comunidades e Culturas”.

No passado dia 13 de fevereiro a Casa de Cultura de Alvaiázere engalanou-se para acolher a comemoração do 20º aniversário da Alva Canto – Associação de Cultura.

Nascida de um sonho dos irmãos Cardo em 1996, a Alva Canto tem sido um forte pilar na divulgação da música coral polifónica. Apesar de outras atividades ligadas à música terem também sido prosseguidas ao longo destas duas décadas, desde bailado a teatro, é no seu coro polifónico que esta associação tem a sua sólida estrutura.

O Município de Alvaiázere, através do Museu Municipal (MMA), abraçou mais uma vez o desafio lançado pela Direção Geral do Património Cultural e promoveu um programa que visou a celebração das Jornadas Europeias do Património.

Na edição de 2015, sob a temática Património Industrial e Técnico, numa vasta rede de cooperação e parcerias, a comunidade teve acesso a um conjunto de iniciativas que potenciaram a reflexão sobre o património cultural concelhio e que permitiram conhecer e valorizar o património industrial e técnico de Alvaiázere.

O Museu Municipal de Alvaiázere é local de passagem obrigatória para os amantes das duas rodas e não só. Ao longo de três exposições, estes adeptos podem conhecer alguns dos modelos que marcaram a história dos veículos de duas rodas. Bicicletas, motociclos e sidecars podem ser visitados em três exposições diferentes. Desde os modelos mais antigos aos mais recentes, quem visitar o Museu Municipal de Alvaiázere tem a oportunidade de embarcar numa viagem que conduz os visitantes pela história dos veículos de duas rodas.

A vila de Alvaiázere voltou a acolher, pelo segundo ano consecutivo, o Seminário Luso-brasileiro de Arqueologia e Património, que se realizou nos dias 23 e 24 de agosto, no Museu Municipal de Alvaiázere. Durante dois dias, o Museu voltou a dar destaque ao património e à cultura, sensibilizando a comunidade local para a importância da sua preservação.

O Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos (RFFP) apresentou o seu livro "Notas Paridas da Terra", no dia 22 de março, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere. A obra retrata o património rural do concelho de Alvaiázere, por isso, na sessão de apresentação, o rancho apresentou várias recriações históricas do passado alvaiazerense. Para o RFFP, a apresentação desta obra "é um momento de grande importância".

Bebés reborn são bonecos em vinil muito semelhantes aos bebés verdadeiros, à primeira vista passam mesmo por bebés reais. Esta arte pode ser visitada numa exposição que está patente na Biblioteca Municipal de Alvaiázere, até ao próximo dia 24 de abril. Dezenas de pessoas assistiram à inauguração da Exposição Coletiva de Bebés Reborn de António Vieira e Andrea Melo, que se realizou no passado dia 8 de março.

Um grupo de arqueólogos do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil), sob a coordenação de Alexandra Figueiredo, descobriram vários objetos da época romana na Gruta do Bacelinho, localizada na freguesia de Alvaiázere. Depois de devidamente estudados e conservados, os artefactos descobertos durante as pesquisas científicas, que decorreram entre os dias 1 e 14 de julho, serão expostos no Museu Municipal de Alvaiázere e algumas peças estarão também patentes no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, a partir de setembro.