Cultura

Teve lugar no passado dia 18 de março a terceira e última sessão do 3º Ciclo de Palestras de Inverno, que se realizou no auditório da Junta de Freguesia de Maçãs de D. Maria, como tem vindo a ser.

Esta sessão contou com três ilustres convidados que presentearam a audiência com conhecimentos sobre o passado histórico e patrimonial da freguesia de Maçãs de D. Maria.

No dia 24 de fevereiro, a Casa Municipal da Cultura foi o palco da peça de teatro para todas as idades, de Fernando de Paços, “Os quatro músicos da aldeia"

Durante dois dias, estudantes de quatro tunas académicas estiveram em Alvaiázere para a simbólica Serenata na Câmara Municipal e para o Festival que teve lugar no Cine-teatro José Mendes de Carvalho.

O Município de Alvaiázere, através do Museu Municipal, associou- se, mais uma vez, às comemorações das Jornadas Europeias do Património, nas quais participa desde 2006 e que este ano foram subordinadas à temática “Património e natureza”.

As comemorações iniciaram-se na manhã do dia 22, no Museu Municipal, com a abertura da exposição “Cársica: uma viagem pela geodiversidade de Alvaiázere”, do geógrafo João Paulo Forte, a qual estará patente ao público até final do ano.

O Museu Municipal de Alvaiázere associou-se, mais um ano, às comemorações das Jornadas Europeias do Património, nas quais participa desde 2006 e que este ano foram subordinadas à temática: “Comunidades e Culturas”.

No passado dia 13 de fevereiro a Casa de Cultura de Alvaiázere engalanou-se para acolher a comemoração do 20º aniversário da Alva Canto – Associação de Cultura.

Nascida de um sonho dos irmãos Cardo em 1996, a Alva Canto tem sido um forte pilar na divulgação da música coral polifónica. Apesar de outras atividades ligadas à música terem também sido prosseguidas ao longo destas duas décadas, desde bailado a teatro, é no seu coro polifónico que esta associação tem a sua sólida estrutura.

O Município de Alvaiázere, através do Museu Municipal (MMA), abraçou mais uma vez o desafio lançado pela Direção Geral do Património Cultural e promoveu um programa que visou a celebração das Jornadas Europeias do Património.

Na edição de 2015, sob a temática Património Industrial e Técnico, numa vasta rede de cooperação e parcerias, a comunidade teve acesso a um conjunto de iniciativas que potenciaram a reflexão sobre o património cultural concelhio e que permitiram conhecer e valorizar o património industrial e técnico de Alvaiázere.

O Museu Municipal de Alvaiázere é local de passagem obrigatória para os amantes das duas rodas e não só. Ao longo de três exposições, estes adeptos podem conhecer alguns dos modelos que marcaram a história dos veículos de duas rodas. Bicicletas, motociclos e sidecars podem ser visitados em três exposições diferentes. Desde os modelos mais antigos aos mais recentes, quem visitar o Museu Municipal de Alvaiázere tem a oportunidade de embarcar numa viagem que conduz os visitantes pela história dos veículos de duas rodas.

A vila de Alvaiázere voltou a acolher, pelo segundo ano consecutivo, o Seminário Luso-brasileiro de Arqueologia e Património, que se realizou nos dias 23 e 24 de agosto, no Museu Municipal de Alvaiázere. Durante dois dias, o Museu voltou a dar destaque ao património e à cultura, sensibilizando a comunidade local para a importância da sua preservação.

O Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos (RFFP) apresentou o seu livro "Notas Paridas da Terra", no dia 22 de março, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere. A obra retrata o património rural do concelho de Alvaiázere, por isso, na sessão de apresentação, o rancho apresentou várias recriações históricas do passado alvaiazerense. Para o RFFP, a apresentação desta obra "é um momento de grande importância".