Desporto

Alvaiázere recebeu, no dia 16 de novembro, a XVIII Légua de Marcha Atlética/XX Grande Prémio, uma organização conjunta entre o jornal “O Alvaiazerense” e o Grupo de Amigos Casais do Vento (GACV). A edição deste ano contou com mais de 140 atletas inscritos, dos quais 109 participaram efetivamente na prova. Registou-se um aumento no número de atletas e o número de equipas desceu de 21 para 19, oriundas dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Vila Real.

Foram centenas as pessoas que no dia 1 de agosto pararam tudo aquilo que tinham para fazer e viram passar, nas ruas de Alvaiázere, a 81º Volta a Portugal em Bicicleta, a prova rainha do ciclismo em Portugal. Dispersos ao longo de todo o percurso, concentraram-se em maior número junto à rotunda da GNR, em frente ao cineteatro e à Câmara Municipal de Alvaiázere, onde estava instalada uma meta-volante.

Alvaiázere recebeu, no dia 3 de novembro, a XVII Légua de Marcha Atlética / XIX Grande Prémio, uma organização conjunta entre o jornal “O Alvaiazerense” e o Grupo de Amigos Casais do Vento (GACV).

Realizou-se na tarde de 18 de novembro o XVIII Grande Prémio e XVI Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere, que este ano contou com a participação de 73 atletas

Após vários anos no “quase”, este ano a ACREDEM conseguiu trazer o “caneco” para Maçãs de D. Maria, batendo a equipa da CS Évora de Alcobaça por 6-1 na final do apuramento do campeão Distrital – Grupo B, disputada no dia 26 de maio no Pavilhão de Pousos – Leiria. Os golos foram marcados por David Santos (10 segundos), Diogo Rodrigues (21 minutos), Pedro Lopes (29 minutos), na primeira parte, e por João Lopes (11 minutos), Pedro Lopes (20 Minutos) e Samuel Reis (40 Minutos), no segundo tempo.

Realizou-se na tarde de 5 de novembro o XVII Grande Prémio e XV Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere, que este ano registou a participação de 114 marchadores e um total de 23 equipas, em representação dos distritos do Algarve, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.

Realizou-se na tarde de 7 de novembro o XVI Grande Prémio e XIV Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere, que este ano contou com a participação de 97 atletas e 20 equipas, dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.

Pedro Lagoa, jovem com raízes alvaiazerenses (filho de António Lagoa e Celestina Grácio), foi apresentado como jogador da equipa sénior da Académica de Coimbra para a próxima época (2015/2016).

A 23ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, prova mãe para corredores da categoria sub-23, realizouse entre os dias 16 e 19 de julho, tendo passado em Alvaiázere nas duas primeiras etapas.

Na primeira etapa, que ligou Pombal a Ansião numa distância total de 137,5 km, os ciclistas passaram no Concelho entrando em Vendas de Maria, na EN110, passando pela vila cerca das 15h30 e saindo pela freguesia de Almoster.

Mais uma época desportiva que chega ao fim, esta porém fica registada por muitos bons motivos. No que diz respeito ao campeonato da 1ª divisão distrital de seniores masculinos série norte, que a equipa da Acredem disputou, embora não tenha conseguido atingir um lugar que pudesse dar acesso à subida de divisão, a equipa de Maçãs de D. Maria acabou por ficar numa honrosa terceira posição, apenas atrás de duas equipas que apostaram muito forte, esta época, a fim de subirem ao escalão principal do distrito, e à frente de equipas que também mantinham vivas as aspirações de uma possível subida.