81ª Volta a Portugal passou por Alvaiázere

Foram centenas as pessoas que no dia 1 de agosto pararam tudo aquilo que tinham para fazer e viram passar, nas ruas de Alvaiázere, a 81º Volta a Portugal em Bicicleta, a prova rainha do ciclismo em Portugal. Dispersos ao longo de todo o percurso, concentraram-se em maior número junto à rotunda da GNR, em frente ao cineteatro e à Câmara Municipal de Alvaiázere, onde estava instalada uma meta-volante.

Provindos da Arega, os ciclistas entraram na vila por volta das 16 horas, passaram em frente ao cineteatro, ao antigo centro de saúde, passando a meta- volante instalada em frente à Câmara e seguiram rumo a Ansião, passando por Almoster.

 A primeira etapa desta prova, considerada de média dificuldade nos 174,4km que a compõem, acabou na cidade de Leiria, pelas 18 horas. Começou em Miranda do Corvo, seguindo pela serra da Lousã e entraram no distrito de Leiria a partir de Castanheira de Pera. Atravessaram depois dos concelhos mais afetados pelos incêndios de 2017 – Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere e Ansião. Participaram na prova 131 ciclistas, de 19 equipas diferentes.

Como “O Alvaiazerense” já havia noticiado, entre os dias 1 e 2 de agosto, os dez concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) receberam a passagem do pelotão da Volta a Portugal, um evento que custou aos cofres da CIMRL e dos municípios associados, cerca de 100 mil euros mas, dado que é um “evento de relevância internacional”, “por si só dá visibilidade, divulga e promove a região”.

A 81º Volta a Portugal terminou com a vitória de João Rodrigues e há vários anos que a Volta não tinha um vencedor tão jovem. Além disso há uma outra curiosidade: pela primeira vez, desde que a Volta a Portugal faz parte do calendário internacional (1991), os vencedores de todas as classificações foram portugueses.