PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Grupo Desportivo de Alvaiázere sagrou-se campeão da I Divisão Distrital de Leiria

31 de Maio de 2014

Após um longo campeonato dividido em duas fases, o GDA sagrou-se campeão da I Divisão da Associação de Futebol de Leiria, no passado dia 10 de maio, ao derrotar o vencedor da zona sul, a equipa dos "Unidos", por um esclarecedor 3-1 no estádio Municipal de Leiria Dr. Magalhães Pessoa.

Após sagrar-se campeão da série A (zona norte), com 29 pontos ao fim de 14 jornadas, à frente do rival Ansião que garantiu a subida ao campeonato distrital de Leiria da divisão de honra, os pupilos de Toni ficam já com um lugar cativo na longa história do GDA, como os primeiros campeões da I divisão distrital ao serviço do clube.

Foi um percurso difícil, já que, na primeira fase do campeonato, a equipa de Ansião demonstrou outros pergaminhos, ficando à frente da equipa de Alvaiázere com seis pontos de avanço, ganhando inclusive as duas partidas entre ambas as equipas.

A segunda fase começa da pior forma para os homens de Alvaiázere, averbando uma derrota caseira com o Ansião, o que previa uma superioridade dos Ansianenses difícil de contrariar.

Mas assim não foi. O GDA não desnorteou e começou a realizar um campeonato por fora, indo lentamente encurtando a distância para Ansião, até que no jogo considerado decisivo, ganha em Ansião por 1-0 e dispara para uma segunda volta brilhante. Na segunda volta, teve somente dois empates, somando por vitórias o resto dos jogos e terminando o campeonato com oito vitórias, cinco empates e apenas uma derrota nos 14 jogos, registando um total de 26 golos marcados e apenas sete sofridos, sendo respectivamente o melhor ataque e a melhor defesa da competição.

É verdade que beneficiaram também de uma segunda volta muito má do Ansião, mas o mérito está todo do lado dos jogadores do GDA que acreditaram sempre que era possível concretizar o objetivo de serem campeões. Foram corajosos, audazes e acima de tudo humildes. Estes predicados aliados a qualidades técnicas existentes no plantel, muito bem orientado por um homem de Alvaiázere, foram a receita necessária para o título.

Do jogo do título há que registar a excelente moldura humana que se deslocou de Alvaiázere para ver o GDA sagrar-se campeão e levantar o desejado "caneco", pelo também histórico capitão Pedro Simões. Quanto ao jogo, pouco há a dizer, tal foi a superioridade demonstrada pela turma de Alvaiázere, que chegou a estar a vencer por 3-0 com golos de Mobarq (30 min), Pedro Simões (41 min) e Karvin (46 min).

Uma palavra para dois jogadores que terminaram a carreira esta temporada: Luís Simões e Pedro Pernadas. O primeiro foi formado nas escolas do GDA, sendo considerado por muitos um dos melhores jogadores que o GDA formou ao longo dos anos. Foram 25 anos de futebol, quase em exclusivo ao serviço do GDA, que merecem um registo especial. O segundo, não sendo de Alvaiázere, era já reconhecido por toda a comunidade Alvaiazerense afeta ao GDA e não só, como "um dos nossos", tal era a ligação que o mantinha com Alvaiázere. Também um excelente jogador que por motivos pessoais termina a carreira, mas que leva de Alvaiázere o coração cheio de amizades e boas recordações. A ambos o desejo de maiores felicidades pessoais.

Um apontamento para António Gonçalves, mais conhecido por Toni. Para a história fica como o primeiro treinador Alvaiazerense a conseguir este feito e ainda por cima muito jovem, o que perspetiva uma carreira cheia de sucessos, o que assim se espera. Possivelmente, deverá ter sido dos treinadores mais jovens a nível Nacional a conseguir este resultado. Parabéns, pois são mais do que merecidos.

Por fim, ao presidente Sérgio Domingos e restante direcção. É do conhecimento geral, a dificuldade que é gerir um clube como o GDA. Chegar, ver e vencer só está ao alcance dos mais destemidos e capazes. O Sérgio Domingos foi isso mesmo. Liderou um grupo de jovens Alvaiazerenses que, cheios de alegria alimentaram a mística do GDA, gerindo muito bem os destinos do clube. Para todos os que colaboraram para que este êxito fosse uma realidade, o reconhecimento do Jornal "O Alvaiazerense".

Obrigado a todos e VIVA O GDA!

Bruno Gomes