PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Diogo Carvalho foi o melhor aluno do Concelho no ano letivo 2015-2016

31 de Março de 2017

Foi na cerimónia do Dia do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, no dia 27 de janeiro, que Diogo José Gameiro Carvalho foi distinguido pelo seu mérito académico, tendo recebido o diploma de melhor aluno a concluir o Ensino Secundário no ano letivo 2015- 2016, com a média de 18,78 valores.

Em entrevista ao Jornal “O Alvaiazerense”, o jovem, que atualmente frequenta o curso de Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, começou por confessar que quando era criança dizia que queria ser médico: “como a minha mãe trabalhava na fisioterapia do Hospital de Santa Cecília, acabava por lá passar muito tempo, o que, inconscientemente, e por influência dela e de alguns utentes, me levava a responder a quem perguntava que quando crescesse iria ser médico”. No entanto, não sendo verdadeiramente uma ambição sua, ao longo dos anos foi perdendo essa ideia. Ao longo do seu percurso escolar e académico, Diogo Carvalho sempre obteve bons resultados escolares. Quando questionado sobre a fórmula deste sucesso, esclarece que, no seu caso, foram o gosto e o prazer pelo conhecimento que o motivaram “ao esforço, ao trabalho e a sentir necessidade de superar os desafios que a aprendizagem propõe”.

O jovem sublinhou a importância de conjugar o tempo de estudo com o tempo de lazer: “não é saudável que se passe o tempo todo a estudar. Não temos unicamente necessidades básicas biológicas, as componentes social e recreativa devem também fazer parte do dia-a-dia de qualquer estudante. Desde que o tempo seja bem organizado temos tempo para tudo”, acrescentando que o descanso e o lazer são tanto melhores se forem aproveitados para fazer atividades enriquecedoras e estimulantes de outras capacidades. Talvez por isso o facto de tocar na Banda Filarmónica de Alvaiázere desde os nove anos, com ensaios semanais, nunca tenha sido, como o próprio afirmou, “razão de descuido académico, pelo contrário, a música ajudou-me bastante a exercitar o raciocínio lógico”.

Apesar de gostar na generalidade de todas as disciplinas, foram as ciências que sempre o motivaram mais, o que, na hora de escolher o curso a frequentar, criou alguma indecisão, como o próprio referiu: “quando cheguei ao final do 12º ano ainda não sabia o que queria estudar. À exceção de filosofia, psicologia e português, tudo o resto seria, para mim, uma possibilidade. Considerei medicina, física, matemática e diversas engenharias”. O jovem acabou por ingressar no curso de Engenharia Física Tecnológica, motivado pelo facto de “o plano de estudos do curso, que sendo bastante ligado à física teórica, ter também componentes de engenharia que conferem conhecimentos com uma vasta gama de aplicações”.

Quanto aos objetivos futuros, Diogo Carvalho afirmou que ainda é prematuro traçar um plano, porque ainda não teve o contacto necessário com as áreas da Física e Engenharia. No entanto, concluiu: “espero que durante estes cinco anos consiga aprender o que me é proposto, e ainda mais, com o principal objetivo de contribuir, com o meu trabalho e dedicação, para o desenvolvimento da ciência e da engenharia”.

Cláudia Martins