Meia centena de alunos foram distinguidos com diplomas de mérito

Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

A Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere foi o palco de mais uma cerimónia de comemoração do Dia do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e do Dia do Diploma, no passado dia 27 de janeiro.

O diretor do Agrupamento, professor José Peres, começou a sua intervenção pelo agradecimento a “docentes, não docentes, alunos, pais, encarregados de educação, departamentos curriculares, biblioteca e Associação de Estudantes, que tornaram possível fazer uma grande festa de comemoração, um lanche partilhado que teve uma grande adesão”, anunciando de seguida a abertura, até ao final do mês de fevereiro, das candidaturas para o Orçamento Participativo (OP) nas Escolas, destinadas a alunos do terceiro ciclo e do Ensino Secundário, que podem submeter projetos com um valor máximo de 500 euros.

Antes do início da entrega dos diplomas, o professor José Peres reforçou a ideia de que esta cerimónia pretende “homenagear os que se distinguiram pelo esforço e dedicação, pois só assim se obtêm bons resultados, seja em que área for”.

Após a entrega dos certificados de conclusão do curso vocacional de Informática a 25 alunos, seguiram-se os prémios referentes ao Concurso Nacional de Leitura 2016-2017 a três alunos do terceiro ciclo (Cremilde Fernandes, Inês Rodrigues e Guilherme Estevão) e três alunos do Ensino Secundário (Ana Margarida Santos, Catarina Simões e Ana Lúcia Marques), que foram apurados para a fase distrital.

Relativamente ao passado ano letivo (2015-2016), entraram para o quadro de mérito do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere um total de 50 alunos, que receberam os respetivos diplomas: no primeiro ciclo foram distinguidos 11 alunos, no segundo ciclo 11, no terceiro ciclo 15 e, finalmente, no Ensino Secundário, um total de 13 alunos.

Foram ainda entregues os prémios referentes às XXXIV Olimpíadas da Matemática a três alunos, nas categorias júnior (José Manuel Marques), A (António Lopes) e B (Catarina Simões), os diplomas de conclusão referentes ao ano 2015-2016 aos alunos do curso de Ciências e Tecnologias, os prémios de mérito desportivo, na categoria feminina (Daniela Lopes) e masculina (Rodrigo Ferreira), a Taça D. Manuel Ribeiro Ferreira aos representantes da turma vencedora, o 7ºB, e o diploma de louvor do Clube dos Amigos da Escola e do Clube de Teatro ao aluno Fábio David, pela sua participação assídua, dedicada e empenhada em todas as atividades promovidas pelos dois Clubes.

Diogo José Gameiro Carvalho foi distinguido como o melhor aluno do Ensino Secundário do passado ano letivo, prémio entregue pela vice- -presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere e vereadora do pelouro da Educação, Sílvia Lopes, que agradeceu ao Agrupamento o excelente trabalho desenvolvido e felicitou todos os alunos, familiares e docentes.

A cerimónia foi encerrada com um momento musical protagonizado pelos alunos Lara Pedrosa, Fábio David e Rodrigo Simões.

Cláudia Martins