Município de Alvaiázere promoveu 16ª Semana da Educação

Entre os dias 27 de março e 1 de abril, o Município dinamizou, uma vez mais, a Semana da Educação iniciativa dedicada às crianças e jovens do Concelho, com o objetivo de contribuir para a sua formação integral, através da realização de atividades lúdicas e pedagógicas.

A sessão de abertura realizou-se no Pavilhão Desportivo de Alvaiázere, com a atuação dos alunos dos vários estabelecimentos de ensino, numa manifestação cultural e desportiva marcada pelo ritmo, energia e alergia. O primeiro dia da Semana da Educação foi ainda marcado pelo encontro dos alunos com autores: as crianças do pré-escolar estiveram à conversa com Manuela Ribeiro, os alunos do 7º ano com a autora e ilustradora Nídia Nair e os alunos do Ensino Secundário com o autor André Fernandes.

No dia 28, a manhã iniciou-se na Biblioteca Escolar com um concurso de declamação de poesia dirigido aos alunos do 1º ciclo. No período da tarde, destaque para o peddy-paper desportivo e cultural para os alunos do 3º ciclo e à noite a Casa Municipal da Cultura recebeu a cerimónia de entrega de prémios aos melhores alunos do ano da Biblioteca Municipal, à qual se seguiu uma conversa com a autora Andresa Salgueiro, sobre a obra “Belivro: ler e ser 111% feliz”.

O Projeto Literaturinha - leituras encenadas foi levado a cabo ao longo dos dias 29 e 30, dirigida a alunos dos vários níveis de escolaridade, bem como provas de caráter desportivo: atletismo, natação e futebol de 7.

Sexta-feira, dia 31, foi um dia dedicado ao teatro, com duas sessões do espetáculo “O Inferno está a morrer”, da Companhia de Teatro de Leiria, ambas na Casa Municipal da Cultura: uma para alunos do Ensino Secundário e da Universidade Sénior e outra para alunos do 3º ciclo.

O programa desta semana intensa e enriquecedora terminou na noite de sábado, na Casa Municipal da Cultura, com o 12º Sarau Cultural “A Palavra em Movimento”, cuja temática foi “Turismo Sustentável”. Ao longo dos vários dias esteve aberta à comunidade a XI Feira do Livro e também as duas exposições do Museu Municipal: “Autores notáveis do norte da região de Leiria e arredores” e “No tempo em que… os animais vão gostar de ler”, esta última da autoria de Ana Vidigal.

Cláudia Martins