PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

XIII Semana da Educação de Alvaiázere

Representante da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares revelou que "Alvaiázere é dos concelhos que mais investe na educação"

30 de Abril de 2014

A representante da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Ana Mónica, considerou que "Alvaiázere é dos concelhos que mais investe na educação" e admitiu mesmo que "não conheço nenhum concelho que tão inteligentemente invista na educação como Alvaiázere". Esta revelação foi feita na cerimónia de abertura oficial da XIII Semana da Educação, que se realizou no passado dia 31 de março, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere.

"Eu conheço alguns concelhos, mas não conheço nenhum concelho que tão inteligentemente invista na educação como Alvaiázere", afirmou a representante da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, adiantando que "normalmente as entidades existem de forma mais dispersa e nem sempre a Câmara Municipal funciona tão intimamente com todas as entidades de formação do concelho".

Ana Mónica sugeriu aos alunos que "aproveitem este investimento que é feito em vocês", argumentando que "as coisas não estão fáceis, por isso é um ato de inteligência investir na vossa educação e aproveitar todas estas regalias que muitos alunos deste país não têm".

A representante da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares salientou o enorme investimento na educação em Alvaiázere, bem como a iniciativa ímpar de promover a Semana da Educação com atividades dedicadas exclusivamente à comunidade educativa, concluindo que "estão reunidas todas as condições para vocês serem pessoas de sucesso".

 

Vereadora da Educação salientou enorme investimento na educação

A vereadora da Educação da Câmara de Alvaiázere, Sílvia Lopes, salientou o enorme investimento que o Município de Alvaiázere tem vindo a fazer na educação, defendendo que "tudo temos feito em matéria de educação, na tentativa de contribuir para uma melhor qualidade de ensino no concelho".

Sílvia Lopes falava na cerimónia de abertura oficial da Semana da Educação, que decorreu entre os dias 31 de março e 5 de abril e que disponibilizou a todos os alunos do concelho "um cartaz rico e diversificado, que visa proporcionar um conjunto de experiências de caráter pedagógico, cultural e desportivo, que potencie a formação integral dos alunos do concelho". "Com mais esta iniciativa o município de Alvaiázere sublinha a importância que reconhece à educação enquanto um dos pilares basilares de desenvolvimento do território", afirmou a vereadora da Educação.

Durante a sua intervenção, Sílvia Lopes salientou o apoio que o Município de Alvaiázere tem vindo a conceder ao setor da educação, nomeadamente no que respeita à ação social escolar, ao material escolar, aos transportes, às AEC's, à ocupação das crianças nos tempos livres e nos períodos de férias, à cedência dos equipamentos desportivos e à construção, apetrechamento e manutenção de estabelecimentos do pré-escolar, das escolas do 1º ciclo e do Polo de Alvaiázere da ETP Sicó.

Sílvia Lopes reiterou ainda que "o município de Alvaiázere mantém uma relação estreita com todos os estabelecimentos de ensino do concelho", argumentando que "só de forma articulada é que se consegue definir uma estratégia educativa concelhia que vá ao encontro das reais necessidades das nossas crianças e jovens".

 

Semana da Educação apresentou cartaz rico e diversificado

Durante uma semana, os alunos que frequentam os vários estabelecimentos de ensino do concelho de Alvaiázere puderam desfrutar de um conjunto diversificado de atividades pedagógicas, culturais e desportivas. Entre os dias 31 de março e 5 de abril, o Município de Alvaiázere voltou a promover a Semana da Educação, uma semana repleta exposições, espetáculos teatrais, performances poéticas, encontros com escritores, palestras, ações de sensibilização ambiental, atividades desportivas, visualização de filmes, concursos, semana da leitura, feira do livro e entrega de certificados.

À semelhança dos últimos anos a autarquia promoveu, em parceria com os estabelecimentos de ensino do concelho, uma semana dedicada a todas as crianças e jovens que frequentam os diversos estabelecimentos de ensino do concelho. Assim, ao longo de toda a semana foram vários os locais municipais que acolheram uma série de atividades diversificadas, com vista a proporcionar a toda a comunidade escolar um conjunto de experiências que "potencie a formação integral dos alunos do concelho, contribuindo de sobremaneira para o desenvolvimento de cada um deles", considerou Sílvia Lopes. Como já vem sendo hábito, toda esta maratona de atividades culminou com o Sarau Cultural "Palavra em Movimento", que este ano teve como tema "Foral Manuelino - 500 anos de história" e que representou o início das comemorações dos 500 anos dos Forais Manuelinos do Concelho de Alvaiázere, nomeadamente o Foral Manuelino de Alvaiázere, de Pussos e de Maçãs de D. Maria.

 

Sarau Cultural iniciou comemorações dos Forais Manuelinos do concelho

O auditório da Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere voltou a ser pequeno para acolher todos aqueles que vieram assistir, na noite de 5 de abril, ao IX Sarau Cultural "A palavra em Movimento".

Este ano a temática escolhida foi "Foral Manuelino - 500 anos de história". Assim, o Sarau Cultural começou com o emissário do Rei e a sua dama, previamente anunciados pelo som da caixa e do cornetim, que leu a carta régia de D. Manuel I a ordenar a elaboração dos Forais Novos ou Manuelinos. Estes novos forais procuraram integrar uma uniformização e sistematização entre eles, dotando o país de uma só ordem jurídica e administrativa.

A partir da temática "Foral Manuelino - 500 anos de história", alunos de todos os ciclos de ensino, assim como alguns utentes das instituições de solidariedade social do concelho, subiram ao palco para apresentarem poesia, música, dança e teatro, naquela que foi considerada uma noite de "fúria cultural".

Primeiro a música, depois a poesia, o teatro e finalmente a dança preencheram a noite e animaram todos aqueles que naquela noite vieram assistir ao IX Sarau Cultural.

Carina Gonçalves