Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere

Durante dois dias, estudantes de quatro tunas académicas estiveram em Alvaiázere para a simbólica Serenata na Câmara Municipal e para o Festival que teve lugar no Cine-teatro José Mendes de Carvalho.

No passado dia 1 de setembro, António Lacerda Sales, deputado da Assembleia da República e presidente da Federação Distrital do Partido Socialista (PS) de Leiria, visitou as instalações do Lar Francisco Caetano da Silva, da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere (SCMA).

Cerimónia decorreu no Cine-Teatro com o nome do benemérito que deixou o seu legado patrimonial e cultural no concelho de Alvaiázere, edificando as bases para a construção do Hospital e da Creche de Santa Cecília

O Cineteatro de Alvaiázere recebeu, no passado dia 6 de março, a entrega de 38 certificados de RVC (Revalidação de Competências) profissional a colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere (SCMA) e da Associação Social, Cultural e Recreativa de Almoster (ASCRA).

Este processo de qualificação profissional faz parte de um protocolo desenvolvido entre os CQEP (Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional) do CEARTE (Centro de Formação Profissional do Artesanato) e a SCMA para certificação dos seus funcionários.

"É com enorme prazer que a Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere vos recebe para a realização da cerimónia oficial de inauguração da Unidade de Cuidados Continuados, momento que se reveste de enorme simbolismo para a Instituição e que a vossa presença engrandece e ilumina de forma tão especial".

A funcionar desde o dia 1 de dezembro do ano passado, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere já tem, neste momento, as 21 camas ocupadas. O projeto representa um investimento de 1,3 milhões de euros, dos quais 677 mil foram comparticipados pela Administração Regional de Saúde do Centro.

No dia um de dezembro entrou em funcionamento a nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere. Trata-se de uma unidade de cuidados continuados na tipologia de longa duração e manutenção, que dispõe de vinte e uma camas de internamento.

Segundo apuramos, ao longo deste primeiro mês de funcionamento e até à data de fecho desta edição, recebeu já quinze utentes, oito dos quais residentes no concelho de Alvaiázere.

O Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, salientou a importância da Creche de Santa Cecília de Alvaiázere para inverter o decréscimo da taxa de natalidade, que considera ser "um problema brutal civilizacional que urge combater". Agostinho Branquinho falava na cerimónia de inauguração da reabilitação e ampliação da Creche de Santa Cecília de Alvaiázere que se realizou na tarde do passado dia 8 de agosto.

A Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere abre até ao final deste ano, informou a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere (SCMA), Adelaide Santos, adiantando que as obras de construção ficam concluídas até ao final de junho, faltando depois equipar o espaço.

A nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere, Adelaide Santos, garantiu que a nova direção "vai tentar fazer cada vez mais e melhor", mas para isso "é fundamental a ajuda de todos". Adelaide Santos falava na cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere, que se realizou ao final da tarde do passado dia 3 de janeiro.