Sociedade

Foi com um sentimento de profundo reconhecimento que, no dia 13 de janeiro, se homenagearam os combatentes alvaiazerenses com a inauguração de um monumento em sua memória

O Município de Alvaiázere promoveu a Feira dos Produtos da Terra aliando-a, este ano, à XII Feira do Livro. Decorreu de 13 a 16 de dezembro, numa tenda no Parque Multiusos, com cerca de 500 metros quadrados abertos ao público.

O chícharo venceu e convenceu. O evento “Alvaiázere, Capital do Chícharo” foi um êxito, tendo superado todas as expetativas. Alvaiázere recebeu, ao longo dos três dias de mostra económica, de artesanato e de produtos regionais milhares de pessoas que encheram as ruas da vila e trouxeram o movimento e a animação ambicionada, tendo este evento fechado a época de festas do Concelho com chave de ouro.

O descontentamento é geral. População e autarcas estão desagradados com o fecho da Estação de Correios de Alvaiázere. O serviço passa agora a ser prestado na Papelaria Alternativa, na vila, em formato de Posto de Correios.

O passeio “Na Rota do Fogo” organizado pelo Município de Alvaiázere, com o apoio do Alvaiázere Motor Clube e do Grupo Motard 5 Vilas, realizou-se no passado dia 23 de setembro, e superou todas as expetativas.

Cerca de 200 escuteiros do Agrupamento 57 de Benfica, pertencentes ao Corpo Nacional de Escutas-Escutismo Católico, passaram a semana de 28 de julho a 3 de agosto acampados no Parque de Campismo de Alvaiázere.

O agrupamento divide-se em 4 seções etárias: Lobitos (6-10 anos), Exploradores (10-14 anos), Pioneiros (14-18 anos) e os Caminheiros (18-22 anos). A partir dos 22 anos iniciam o processo de formação para Dirigentes.

A Zona Industrial de Tróia vai ser expandida e a Câmara Municipal de Alvaiázere (CMA) já anda em negociações com os donos dos terrenos para os comprar - já há, inclusive escrituras de alguns. Todos estão dispostos a vender exceto um: Luís Simões.

O seu nome é “Bruta”, é natural de Alvaiázere, mas tem como objetivo levar o nome das terras de Sicó aos quatro cantos do mundo.

Alicerçada numa amizade com 30 anos, dois amigos de Alvaiázere - Fernando Balas e Bruno Furtado de Sousa - decidiram produzir “algo que dignificasse e prestigiasse o Concelho”, contou Fernando.

O novo filme do maestro António Vitorino de Almeida, “A Teia”, vai ter algumas cenas gravadas em Alvaiázere.

No fim-de-semana de 19 e 20 de maio, Alvaiázere recebeu a ExpoSicó 2018, que assinalou os 30 anos da Feira do Queijo Rabaçal e os 25 anos da sub-região de vinhos Terras de Sicó.