Sociedade

O Alvaiázere Capital do Chícharo, que congregou a 37ª FAFIPA – Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato de Alvaiázere e o 15º Festival Gastronómico do Chícharo, realizou-se entre os dias 9 e 13 de junho e atraiu centenas de visitantes.

À semelhança dos anos anteriores, o Parque Multiusos foi dividido em vários espaços: mostra de produtos regionais, tasquinhas, mostra de tecido empresarial, mostra de artesanato e mostra pecuária, sendo uma excelente oportunidade de divulgação e promoção dos produtos endógenos e do que de melhor se faz na região de Sicó.

Promovida pelo Município de Alvaiázere entre os dias 22 e 26 de maio, a Semana da Idade Maior é uma iniciativa organizada anualmente pelo Município de Alvaiázere que pretende combater a situação de isolamento da população sénior do Concelho, institucionalizada ou não. O programa incluiu um conjunto de experiências enriquecedoras destinadas aos mais idosos, que lhes permitam ter melhor e maior qualidade de vida.

No passado dia 3 de Abril os sinos voltaram a ser colocados na torre sineira da Igreja Matriz de Alvaiázere, após limpeza e reforço de segurança dos cabeçalhos, numa intervenção técnica pela empresa Serafim da Silva Jerónimo, de Braga. Ao invés do passado, em que os sinos eram erguidos pelo interior da torre e o peso de toneladas do bronze era suportado pelo esforço físico dos homens, no séc. XXI o recurso a guindaste automatizado permitiu a colocação pelo exterior, numa operação rápida graças à perícia do manobrador e coordenação dos técnicos especialistas.

Teve lugar no dia 9 de abril a XII edição da Feira de Produtos da Terra, que se realizou junto à sede da Junta de Freguesia de Maçãs de D. Maria, mais concretamente na tenda gigante instalada no recinto da feira e tendo contado com a presença de cerca de 55 produtores e artesões da região.

No passado dia 10 de abril, um incêndio andou perto de habitações no lugar da Ribeira Velha, freguesia de Maçãs de D. Maria. Este fogo começou na Moita Redonda, Pousaflores, concelho de Ansião, pouco depois das 15h00, numa zona de eucaliptal, tendo tido duas frentes ativas.

O Alferes-Aluno de Transmissões Rui Gomes, um jovem de 24 anos natural do concelho e freguesia de Alvaiázere, foi premiado no dia 23 de novembro de 2016 com o Diploma de Mérito Académico do Instituto Superior Técnico

Mantendo a sua forte aposta em preservar as tradições e singularidades que caraterizam o povo alvaiazerense, o Município de Alvaiázere promoveu, na noite de 5 de janeiro, mais uma edição do concurso “Cantares dos Reis”, que este ano teve uma expressiva adesão, com a participação de 250 pessoas.

Desta forma, no período entre as 19h00 e as 21h00, os vários grupos foram recebidos nos Paços do Concelho por Célia Marques, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, e pelo executivo municipal, levando os tradicionais votos de boas-festas.

Sónia Batista, uma jovem empresária natural de Troviscal, concelho de Alvaiázere, é responsável por um projeto de plantação de framboesas em estufa há cerca de três anos, que se localiza no lugar de Venda dos Olivais, na freguesia de Pussos S. Pedro.

Este projeto surgiu depois de a sua mentora ter trabalhado nesta área durante algum tempo e ter ganho gosto pela modalidade, tendo a certa altura decidido criar o seu próprio negócio.

Um grupo de amigas criado há seis anos e atualmente composto por 16 membros, dedicase ao artesanato para depois vender e com a receita obtida ajudar o ATL (Atividades de Tempos Livres) de Alvaiázere.

Este grupo foi criado inicialmente por duas pessoas que se juntaram e decidiram ajudar o ATL, que na altura atravessava uma fase de grandes dificuldades, de modo a que o mesmo não fechasse as portas, pois o seu papel é fundamental para a população alvaiazerense.

O Alferes Francisco Castelão, um jovem de 24 anos natural do concelho e freguesia de Alvaiázere, terminou no passado dia 12 de outubro o curso de piloto aviador na Força Aérea e recebeu as suas “asas” (símbolo de piloto) das mãos do seu pai, José Castelão, que também foi piloto na Força Aérea, numa cerimónia que decorreu na Base Aérea Nº1 na Granja do Marquês, em Sintra, e que foi presidida pelo Chefe de Estado Maior da Força Aérea.