Sociedade

Nos dias de hoje, mesmo com o passar dos tempos, o presépio continua a ser lugar de encontro.

José e Maria foram obrigados a deixar a sua terra, embora cheios de esperança no futuro pelo filho que estava prestes a chegar, tal como milhares de pessoas que, hoje em dia, têm de deixar as suas localidades.

Tiveram de integrar-se numa terra que não os esperava e onde não tinham lugar.

No passado dia 21 de dezembro, Alvaiázere acolheu a 17ª Feira de Produtos da Terra que se realizou das 14h às 23h.

A Casa Municipal da Cultura foi o local escolhido para acolher o Encontro Intermunicipal das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Zona Norte do Distrito de Leiria, no dia 25 de outubro.

A Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere acolheu no dia 20 de outubro, a cerimónia do IX Capítulo da Confraria do Chícharo, momento que ficou marcado pela entronização de 15 confrades, 12 efetivos e três de honra.

O Museu Municipal de Alvaiázere acolheu, no fim-de-semana de 21 e 22 de setembro, o Congresso de História e Património da Alta Estremadura e Terras de Sicó.

A Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó anunciou que cumpriu os critérios de atribuição da reserva de eficiência na sua gestão do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 – Abordagem LEADER.

Integrada nas comemorações do Dia do concelho de Alvaiázere, a Gala do Desporto fazia inicialmente parte das atividades da Escola do Benfica de Alvaiázere/Grupo Desportivo de Alvaiázere.

A acontecer pelo segundo ano consecutivo, o Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo (FLII) decorreu entre os dias 14 e 17 de junho. Pensado para “homenagear as vítimas dos fogos florestais de 2017”, o objetivo do FLII é levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, como “fábricas, campos, praias, igrejas, mercados, romarias locais onde as pessoas trabalham e convivem”.

O Grupo de Voluntariado Comunitário do concelho de Alvaiázere concretizou a realização de duas iniciativas, um espetáculo e uma caminhada - “O Que Nos Liga”.

No dia 3 de maio, antigos alunos, colegas, amigos e família, reuniram-se para homenagear o Maestro António de Jesus Simões.