PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Alvaiázere Capital do Chícharo

Centenas de pessoas marcaram presença em fim-de-semana repleto de atividades

30 de Junho de 2015

O Alvaiázere Capital do Chícharo, organizado pela Câmara Municipal de Alvaiázere em colaboração com a ADECA (Associação de Desenvolvimento do Concelho de Alvaiázere) e da Confraria do Chícharo, reuniu no mesmo evento a 35ª FAFIPA e o 13º Festival Gastronómico. Ao longo de três dias, empresas, produtores locais, artesãos e Instituições receberam, no Parque Multiusos, centenas de visitantes, divulgando e promovendo os seus produtos e dando ao mesmo tempo a conhecer o que de melhor se faz na região.

O recinto do Parque Multiusos foi ocupado por duas tendas, uma inteiramente dedicada às empresas e outra que se dividia entre os restaurantes/ "tasquinhas" e a mostra de produtos regionais que, no total, perfizeram cerca de 150 entidades representadas no evento.

Após a abertura oficial do certame (sexta-feira,12 de junho) no Sábado o recinto ganhou vida logo pela manhã, com a abertura do mercado de produtos, de artesanato e das mostras económica e pecuária. No Pavilhão Desportivo, disputaram-se os derradeiros jogos do Campeonato Interempresas/ Associações, do qual o Grupo Desportivo de Alvaiázere (GDA) se sagrou campeão. A animação foi uma constante, com a atuação da Escola de Concertinas de Dornes, que percorreu todo o recinto entoando melodias populares e tradicionais e também com passeios de charrete e de burro. Estes passeios foram organizados pelo grupo Cavaleiros da Ordem do Chícharo, que tem dado o seu apoio ao Município no desenvolvimento da arte equestre, uma imagem de marca do evento. Tal como em anos anteriores, as receitas resultantes destes passeios reverteram na sua totalidade a favor do corpo de Bombeiros Voluntários de Alvaiázere. O dia terminou com os concertos do grupo de Coimbra "Quatro e Meia", João Só e Abandonados e com o baile abrilhantado pela Banda T.

A manhã de domingo ficou marcada pelos diversos passeios: para além dos cavalos, clássicos, tratores e motas percorreram as principais artérias da vila, deliciando os participantes, mas também os espectadores.

Na parte da tarde, o ponto alto foi, sem dúvida, a presença do programa "Somos Portugal", da TVI, que com os seus artistas e apresentadores deu ainda mais alegria e cor ao certame, colocando Alvaiázere no mapa dos destinos turísticos do país. Houve ainda tempo para a típica garraiada, que decorreu junto à mostra pecuária, e as comemorações foram encerradas com momentos musicais protagonizados pelos Amigos da Gaita, pela Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília ( concerto que decorreu na Casa Municipal da Cultura), pelo artista Djodje, que animou o recinto com os seus ritmos africanos e com um baile que se estendeu pela noite fora, a cargo do cantor Rui Saraiva.

Cláudia Martins