Alvaiázere Capital do Chícharo

Marcelo Rebelo de Sousa visitou o certame

O Alvaiázere Capital do Chícharo, que congregou a 37ª FAFIPA – Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato de Alvaiázere e o 15º Festival Gastronómico do Chícharo, realizou-se entre os dias 9 e 13 de junho e atraiu centenas de visitantes.

À semelhança dos anos anteriores, o Parque Multiusos foi dividido em vários espaços: mostra de produtos regionais, tasquinhas, mostra de tecido empresarial, mostra de artesanato e mostra pecuária, sendo uma excelente oportunidade de divulgação e promoção dos produtos endógenos e do que de melhor se faz na região de Sicó.

O primeiro dia foi marcado pela cerimónia oficial de abertura, pelas 18h30 nos Paços do Concelho, à qual se seguiu a inauguração do Laboratório de Arqueologia e Conservação do Património Subaquático e a tradicional visita ao certame. Pelas 21h00 a Casa Municipal da Cultura foi o palco para a representação da peça de teatro “Refuga”, do grupo de teatro Sai da Toca do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e os festejos foram encerrados pelos artistas convidados Paulo Sousa e DJ Rita Mendes.

O primeiro Trail do Chícharo foi a grande novidade do certame este ano, tendo sido disputado no sábado, dia 10 de junho, pela manhã, em três categorias: caminhada, trail curto (12 quilómetros) e trail longo (30 quilómetros). No período da tarde, foram inauguradas duas exposições, uma delas no Museu Municipal e a outra na Biblioteca, e à noite subiu ao palco da Casa Municipal da Cultura um espetáculo de bailado protagonizado pelos alunos da Escola de Dança Diogo Carvalho e pontuado pela atuação da Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília. Realizou-se ainda a Gala Equestre “Emoções Ibéricas”, no Picadeiro Municipal e a animação prolongou-se noite dentro, com a atuação de José Cid, acompanhado pela Big Band, e com o baile da banda Réplika.

Mantendo a tradição, a manhã de domingo, dia 11, foi dedicada aos vários passeios: de mota, de trator e ainda o 29º Passeio Equestre, que este ano juntou mais de 250 cavaleiros, seguido da Bênção dada pelo Padre André Sequeira e do desfile pelas principais ruas da vila. À noite, realizou-se na Casa Municipal da Cultura o Festival Internacional do Acordeão, com a atuação de seis intérpretes que encantaram o público presente.

A noite de Santo António, celebrada de 12 para 13 de junho, foi abrilhantada pela atuação das marchas populares no Estádio Municipal e pelo baile da banda Só Ritmo, que se prolongou pela noite dentro.

O último dia do Alvaiázere Capital do Chícharo foi marcado pela cerimónia do Dia do Concelho, na qual foi atribuída a título póstumo a Medalha de Mérito Municipal a José Augusto Martins Rangel, diretor do colégio Vera Cruz.

No final da sessão solene, pelas 19h00 foi celebrada a tradicional Missa de Santo António, na Capela com o mesmo nome, que este ano foi concelebrada por Dom Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra.

A hora do jantar trouxe consigo uma novidade: o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve em Alvaiázere para saborear chícharo, leguminosa da qual é apreciador, como o próprio confessou. O Presidente da República afirmou que este tipo de certames é fundamental para alavancar a economia local dos territórios e o desenvolvimento do país e sublinhou a evolução registada no Concelho ao longo dos últimos anos.

Cláudia Martins