Semana da Idade Maior foi repleta de atividades desportivas e culturais

Promovida pelo Município de Alvaiázere entre os dias 22 e 26 de maio, a Semana da Idade Maior é uma iniciativa organizada anualmente pelo Município de Alvaiázere que pretende combater a situação de isolamento da população sénior do Concelho, institucionalizada ou não. O programa incluiu um conjunto de experiências enriquecedoras destinadas aos mais idosos, que lhes permitam ter melhor e maior qualidade de vida.

No primeiro dia desta edição da Semana da Idade Maior, realizou-se o tradicional passeio, que este ano teve como destino o Buçaco, com uma primeira paragem no Luso, onde se realizou a eucaristia celebrada pelo Padre André Sequeira e concelebrada pelo Padre Jacinto Gonçalves. O roteiro prosseguiu ate ao Buçaco, onde os cerca de 500 participantes tiveram a oportunidade de visitar a Mata, o Palácio, o Hotel, o Convento e os jardins que os envolvem, seguindo depois para o almoço convívio na Mealhada.

O segundo dia ficou marcado pela realização de um seminário intitulado “A revolução da longevidade – Possibilidades e Desafios”, dedicado a todos aqueles que lidam com a população sénior, nomeadamente dirigentes e colaboradores das Instituições. Este seminário foi organizado em parceria entre o Município de Alvaiázere e o CLDS 3G da Associação da Casa do Povo, e dividiu-se em dois painéis: um sobre o impacto da longevidade nas estruturas familiares e um outro sobre as mudanças que devem ser feitas nos serviços prestados pelas Instituições, decorrentes do impacto da longevidade.

A saúde esteve em destaque no dia 24 de maio: no período da manhã, o Município contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, do CLDS 3G, do osteopata Ulrich Cassiano e de técnicos da área da saúde de algumas das Instituições do Concelho, que levaram a cabo um rastreio de saúde e uma sessão de avaliação e aconselhamento sobre cuidados de alimentação.

Na quinta-feira da Ascensão, ou Dia da Espiga, celebrado no dia 25 de maio, a população senior foi convidada a participar numa tarde desportiva na Mata do Carrascal, marcada por jogos tradicionais, jogos de tabuleiro e por um passeio cultural para a tradicional apanha da espiga.

O encerramento do cartaz de atividades da Semana da Idade Maior realizou-se na tarde do dia 26 de maio, no Salão da Associação de S. Pedro, no Rego da Murta, que recebeu mais de uma centena de seniores para participar no tradicional chá dançante e no lanche partilhado.

Esta Semana da Idade Maior, que incluiu atividades culturais, lúdicas, desportivas e de convívio, contribuiu para a melhoria das condições de vida da população sénior do Concelho, permitindo também aumentar a sua autoestima e o sentimento de pertença e de integração na comunidade na qual estão inseridos.

Cláudia Martins