PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Não está certo

30 de Junho de 2019

Para me debruçar sobre este título de “NÃO ESTÁ CERTO”, actualmente há tanta coisa sobre que nos debruçarmos que por vezes até temos dificuldade em escolher o assunto sobre o qual temos de nos vincular. Mas enfim, alguma coisa há de sobressair.

Em minha casa tenho alguns exemplares de jornais diários dos anos 1960 e outros bem acondicionados, tais como Diários de Notícias e Século.

Ao lermos um desses jornais e lendo os actuais, isto é os de agora, há uma grande diferença. Aqueles, embora houvesse censura, noticiavam os actuais acontecimentos tanto do País como do estrangeiro, valia a pena debruçarmo-nos sobre tais artigos, aprendia-se alguma coisa, escrevia-se bem.

Os actuais jornais trazem notícias sobre assaltos à mão armada, assaltos a casas, tiros de espingardas, violações e agora que está na voga pedir montantes enormes à banca e nunca mais os pagar. Antigamente não era nada disto. Antigamente não se via um primeiro ministro estar preso numa cadeia, tudo à volta do dinheiro, como agora, é uma vergonha. Agora anda tudo à volta desse senhor Berardo, tudo por causa do dinheiro que é de nós todos. Contraem os empréstimos e nunca mais pagam. Depois é mais imposto para o pobre português pagar, para cobrir o dinheiro mal desviado e, então são volumes de notas graúdas que nunca mais voltam aos cofres do Banco de Portugal. Paga pobre Português. A culpa também é de quem consente o empréstimo. E, esses devedores andam por aí impávidos e serenos como se nada fosse com eles, nem à porta da cadeia vão e nem sequer sabem qual é o formato da chave da porta da cadeia. Vejam se não é assim.

Por aquilo que leio nos jornais ainda me admiro como ainda vai havendo algum dinheiro para pagar as aposentações e os serviços de saúde.

Se eu tiver saúde e vida, ainda estou para ver qual o fim que nós teremos pela frente ou até o futuro dos jovens.

Caros leitores saibam que: em 1 de junho de 1890 morreu o escritor Camilo Castelo Branco; em 7 de junho mas de 1494 foi assinado o Tratado de Tordesilhas; em 13 junho de 1888 nasceu o escritor Fernando Pessoa; no dia 18 de junho de 2010 faleceu o escritor José Saramago, prémio nobre da literatura; em 26 de junho de 1982, faleceu a fadista Lisboa Alfredo Marceneiro.

A continuar este país como acima tenho dito parece-me bem que NÃO ESTÁ CERTO.