PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Não está certo

30 de Setembro de 2019

Caros leitores: estamos no mês antecedente ao dia das eleições legislativas. Tenho andado atento às propagandas, tanto na rádio como na televisão. Verifico que cada um faz reclame como pode e bem lhe apetece. Vamos a ver se depois cumprem o que dizem. A ver vamos como dizia um cego… Segundo dizia um tal João Miguel Tavares “todos gritam mas nada mexe. Ou talvez pior: O País onde todos gritam para evitar que alguma coisa tenha realmente de mexer…

Como estamos em plena caça ao voto para as legislativas vai valer tudo, inclusivamente prometer o que se sabe que nunca irão cumprir. Mas o povo lá vai votando e enquanto o populismo (de direita mas também o de esquerda) não vai chegando a Portugal de forma ameaçadora… tudo bem. Como escrevia Eça de Queirós, “estamos perdidos há muito tempo… O País perdeu a inteligência e a consciência moral. A prática da vida tem por única direção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Enfim, ninguém crê na honestidade de qualquer homem público.

Caros leitores, não sei se já repararam que o povo não acredita em qualquer político… Pois como se alcança dos jornais diários é raro um político que não esteja metido em certos negócios donde advirão o tal material sonante, que é o dinheiro. Ainda hoje vinha num dos jornais diários que dois políticos que bem conheço dos jornais, estarem a negociar a venda dessa planta que é plicada na medicina que é a canábis. E, claro lá vem o aumento dos seus rendimentos. Ainda querem mais. Não se contentam com o que já têm. Querem ser ricos. Não querem morrer pobres. Julgam que o levam para o outro mundo, mas estão enganados. Já lá vão os tempos em que os políticos viviam para o País. Conheci um presidente de Câmara que, segundo me afirmaram, que teve de vender uma sua propriedade para pagar uma dívida da entidade que regia por esta não ter dinheiro para a cumprir. Isto é que eram homens de palavra… Resumindo o concluindo, agora que temos as legislativas é só vender propaganda eleitoral. Vamos para a frente. Quem quiser acreditar acredite, quem não quiser, meta no bolso e vamos para a frente.

Caros leitores, devo informar-vos que recebi uma carta, via postal, sem remetente a elogiar-me pelo meu artigo de NÃO ESTÁ CERTO. Para já o meu muito obrigado pelo seu elogio. Mas, devo pedir desculpa pelo seguinte: De facto o Dr. Manuel de Arriaga não foi o primeiro Presidente da República, pois foi eleito em 1911. E, quanto à morte do Padre António Vieira, de facto faleceu em 1697, e não na que referi, pois a data que referi foi por erro de máquina. Peço desculpa.

Claro que estou a escrever este artigo no mês de Setembro, mas fiquem os senhores leitores a saber que no dia 6 de Agosto de 1966, foi inaugurada a Ponte sobre o Tejo com o nome de PONTE SALAZAR, pelo próprio Salazar, mas contrariado, uma vez que ele dizia, atrás de mim virá quem o tirará. E foi verdade. Em 11 de Setembro de 1891 faleceu Antero de Quental. Em 13 de Setembro de 1885 nasceu Aquilino Ribeiro. Em 15 de Setembro de 1765 nasceu o grande poeta Bocage. Em 17 de Setembro de 1850 nasceu Guerra Junqueiro. Em 27 de Setembro de 1915 faleceu Ramalho Ortigão.

Caros leitores, cumpre-me informar-vos que este País a continuar como tem sido, parece-me bem que NÃO ESTÁ CERTO.