PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Concordâncias e Discordâncias

31 de Maio de 2015

Será que no dia 1 de Maio passado os Alvaiazerenses que gostariam de ver a sua terra progredir sem a verem alterada e adulterada na sua identidade, na sua cultura e costumes, que gostariam de a não ver descaracterizada e desfigurada apesar de arquitectònicamente não se poder considerar uma jóia, acordaram de uma longa noite de pesadelo? Esperemos que sim até porque a partir dessa data têm à frente dos destinos do seu município uma pessoa dela natural, onde nasceram os seus antepassados. E que para aumento da nossa esperança tem como formação profissional a arquitectura. Que essas características tragam uma mais-valia para a nossa terra que tanto precisa que olhem para ela, não como um modo de se promoverem ou darem azo ao seu egocentrismo, mas para a servirem e servirem os seus habitantes, o seu património, a sua cultura, os seus costumes, e olhem para as suas associações e instituições, com o carinho, a força e a chama com que sempre foram olhadas pelos nossos antepassados.

A propósito, que se passa com a nossa Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários? Desgoverno, questões financeiras, falta de amor e comando? A sua operacionalidade já começou a ser discutida nas redes sociais. A falta de dinheiro já há muito se conhece. Não se compreende até que se façam cortejos periodicamente para suprir essas falhas e se continue a fazer festas e almoçaradas anuais para amigos e correligionários com custos de milhares de euros.

Onde está a imagem altruísta, a vontade de bem-fazer e ajudar, a doação de amor, de tempo, do próprio bem estar e da sua família que perpassava da figura e do exemplo dos que a criaram e a preservaram durante décadas e décadas?

São instituições que não precisam de vaidades, jogos políticos, egocentrismos, de pessoas que se querem mostrar ou promover, mas sim de pessoas, humanitárias, sãs, amigas do próximo e que sejam capazes de sacrifícios sem olhares para o retorno. Enfim, homens que sigam o exemplo dos muitos que por lá passaram, deram o melhor do seu ser e do seu saber a bem da sua terra e do seu semelhante.