PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

... olhó buraco...

31 de Agosto de 2016

E em ritmo de verão continuamos. Quente, bom para os arraiais das festas e romarias... Arraiais que, para além dos residentes, poucos, contam com os emigrantes, em contínuo matar de saudades, e contam com uma comunidade crescente de ingleses, bastante participativos.

E com tanto arraial, eis que o Povo “leva” com mais um, o buraco na Caixa.

Em 2014, por este tempo, escrevia: ““Por acaso”, está a haver agora uma grande festança, a do “Espírito Santo”, em que, à semelhança, uns lançaram os foguetes e os outros, os mesmos, estão mais uma vez a apanhar as “canas”. (...) Se na altura do BPN o governador do banco de portugal era “míope”, mas viu o caminho para o banco central europeu, o atual parece que quis “ver” o BES em escadaria, em fases diárias de surpresa (o buraco) atrás de surpresa (oi, mais um buraco; olha outro...), permitindo algumas “limpezas” com informação privilegiada. Como o “Espírito Santo” é mais internacional, crê-se que os tribunais lá de fora não brincarão e não serão tão “lentos” como os de cá. Por cá serão décadas, a prescrever, e começo a perceber aquela expressão, “é obra e graça do D. Espírito Santo”.

Realmente, e depois do ainda recente buraco Banif, deram-nos mais um, agora no banco público, a Caixa Geral de Depósitos. Mais ainda, também se fala de mais uns tostões para o processo do antigo BPN...

Como diz a conclusão do nosso ilustre articulista, “não está certo”.

Buraco é também a não integração da autoestrada “rosa” A13 na medida, diria mínima, do governo, de baixar o preço das portagens em 15% em determinadas vias na base de critérios de custos de interioridade, de discriminação positiva para as terras do interior e de baixa densidade populacional. Alvaiázere, e toda a nossa região, volta a sofrer “abandono” nacional. Mais, sendo a estrada mais cara e com mais buracos, merece a contínua e firme luta de contestação geral e unida da região do Pinhal Interior.

Bom, com tanto buraco os bonecos virtuais, Pokémon ´s, tiveram oportunidade de se esconderem da caça no torneio por cá realizado, com bastante êxito. Muitos foram caçados, mas o real vai escapando.

E por falar em virtual, real, também lunático, ocorre-me perguntar como chegámos ao buraco da questão do acordo de troca de propriedades efusivamente anunciado no processo de mudança de instalações do Centro de Saúde de Alvaiázere. Anunciou-se que o município fazia o novo Centro de Saúde para a ARS Centro e que esta cedia ao município o antigo edifício, e cujo objetivo era reconvertê-lo para várias utilizações, públicas e associativas privadas. Tem agora a ARS Centro dois edifícios. Parece que a coisa foi mal contada!

Olhó buraco...