PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

O Rei Chícharo está na moda…

31 de Outubro de 2019

Mais um festival Gastronómico e mais um sucesso…

Apetece-me dizer que o “Chícharo está na moda…”. Foram milhares de visitantes de 11 a 13 de outubro que vieram “provar o património” e apreciar as nossas potencialidades.

Com um programa muito bem conseguido, com concertos muito bons em especial o de Pedro Abrunhosa, foi muito bom ver o recinto completamente cheio (e com a bênção de S. Pedro).

Na minha opinião começa a ser muito limitado o espaço para este certame e urge pensar em novas alternativas de modo a albergar todos aqueles que nos visitam e todos aqueles que expõem os seus produtos. Aliás, o espaço para os produtores é já muito pequeno tanto para produtores e expositores como para compradores.

O torneio de futebol juvenil organizado pelo Grupo Desportivo de Alvaiázere e Escola do Benfica de Alvaiázere é já um torneio com pergaminhos regionais e que trás centenas de pessoas a Alvaiázere entre atletas treinadores e familiares. É muito bom ver centenas de jovens a correr no Estádio Municipal Alvaiázere a fazer lembrar a minha meninice naquele lugar onde diariamente dezenas de crianças ali treinavam e jogavam.

É muito bom ver a dinâmica associativa nas tasquinhas e na zona dos bares de modo a confecionar o melhor “pitéu” e a melhor bebida para quem os visita. Aliás as associações são a base do sucesso do festival pois sem o seu trabalho e vontade nada daquilo era possível. Ganha Alvaiázere, ganham os visitantes e ganham claro as associações.

Depois é justo salientar aqui a organização. Tudo é feito com conta, peso e medida… tudo está bem estruturado e especificado. Cada um sabe bem o que tem a fazer e quando tem que fazer e quando assim é as coisas tendem a correr bem e foi isso mesmo o que se passou.

Para o ano à mais e já agora se possível reativem o festival de folclore já que temos dois ranchos no concelho e muita população que gosta dessa demonstração etnográfica e cultural…

Um abraço e bom São Martinho!