PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

PRAGMATISMO

28 de Fevereiro de 2018

No mês de Fevereiro assistimos a um gesto simbólico de primordial importância para o mundo. As duas Coreias deram início aos Jogos Olímpicos de Inverno lado a lado, com os participantes vestidos de branco e sob a mesma bandeira, a da Coreia unificada transportada por atletas dos dois países. Ouviu-se uma música tradicional coreana querida por ambos os lados e considerada como o hino de uma Coreia unificada. No final da cerimónia, também foi interpretada o “Imagine” de John Lennon, já considerado o hino global da paz. Que seja mais do que simples tréguas olímpicas!

No nosso rectângulo à beira-mar plantado, houve renovação política, com a eleição do novo líder da oposição. Assistimos ao fim de uma estratégia que apostou tudo na derrocada de uma solução “desconchavada”, sendo agora substituída por uma visão mais pragmática. A obtenção de consensos alargados que originem reformas indispensáveis e que garantam o futuro sustentável do País devem-se sobrepor ao tacticismo dos partidos orientado por objectivos interesseiros e ávidos de poder. Falta saber se é só fumaça!

Por falar em pragmatismo, na nossa Alvaiázere, já se sabe que haverá mudanças na Fafipa e Festival do Chícharo. Este último passará para Outubro, o tempo apropriado para o mesmo. Por uma questão economicista, que se compreende, arrasta também a Fafipa, pelo que este ano o 16º Festival Gastronómico e a 38ª Fafipa decorrerão entre 5 e 7 de Outubro. Em Junho manter-se-á o Feriado Municipal e os festejos do Sto. António com as marchas populares que mobilizam fortemente todas as freguesias. Estas mudanças vêm ao encontro de vastas opiniões que consideravam que o chícharo saía desvalorizado em Junho, já que se recorria a colheitas passadas. Igualmente havia queixas do tempo excessivo dos eventos, pelo que o aproveitamento de um fim-de-semana alargado parece adequado. Como sempre, haverá vozes críticas, mas o importante é obter consensos abrangentes e esquecer unanimidades fantasiosas!