PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

RGPD

31 de Maio de 2018

Nos finais de Maio, fomos autenticamente “bombardeados” com mensagens relativas ao Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD). Genericamente estas novas leis destinam-se a defender a privacidade dos cidadãos, no tal mundo, cada vez mais global, que através do marketing digital, nos “assalta” frequentemente com telefonemas, mensagens e emails, com infinitas e variadas propostas. A partir de agora, essas empresas terão de obter a autorização expressa para utilizar o nosso email, número de telefone, morada ou outra informação pessoal e em qualquer momento podemos anular essa autorização e exigir que toda a informação seja apagada. Este Regulamento entra em vigor em toda a União Europeia, devendo as empresas tomar as medidas adequadas para o seu cumprimento, caso contrário, sujeitam-se a multas muito pesadas.

Neste mês de Maio comemoraram-se vinte anos sobre a inesquecível EXPO 98, evento que prestigiou o nome de Portugal e revelou uma enorme capacidade de conceber e construir, com planeamento. É interessante recordar que tudo começou, oito anos antes, numa ideia de organizar uma Exposição para comemorar os 500 anos dos Descobrimentos. Ainda em 1989 é formalizada a nossa candidatura e passados mais seis meses o Governo anuncia que a degradada zona oriental de Lisboa, Doca dos Olivais é o local escolhido. Em Agosto de 1994 surgem as primeiras demolições e em Junho de 95 arrancam as obras da Estação do Oriente e do Pavilhão Utopia/ Multiusos. No dia 21 de Maio de 1998, a Exposição Mundial de Lisboa, abriu as suas portas ao Mundo. Já passaram vinte anos!

Por cá, houve oportunidade de promover a marca Alvaiázere com a ExpoSicó e o Capítulo da Confraria do Queijo de Rabaçal que trouxe a Alvaiázere quarenta confrarias de todo País. Também de realçar o facto de o Município resolver antecipar o pagamento do PAEL, no valor de 1.1 milhão de euros, poupando 100 mil euros de juros e fazendo jus ao provérbio: “No que tiveres de pagar, não te faças demorar”. Todavia, também há quem recorde: “Dívidas velhas, pecados velhos”!