PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Luto Repetido

31 de Outubro de 2017

Ainda com as feridas de Pedrógão por sarar, nova tragédia assombrou o País, neste Outubro escaldante. Temperaturas elevadas, em véspera de chuva anunciada, empurraram o País para um autêntico inferno, em mais uma noite de terror, com dezenas de mortes. Repetição impensável. Confrontações díspares. Pinhais e eucaliptos a mais, agricultura a menos. Aquecimento global e fenómenos extremos. A violência das chamas e a fragilidade do ataque. A brutalidade e o desespero. Com erros e culpas da estrutura Estado. Outros “boys”, menos competência. Uma coisa é a realidade, outra é a querela política. Mas era possível uma redução de consequências. Um interior ainda mais pobre e abandonado. Há culpa política de décadas e de muita gente. Será que agora alguma coisa vai mudar?

Conhecemos o Orçamento do Estado, apostado na devolução de rendimentos, compensada pelo aumento de impostos indirectos selectivos. As maiores críticas vão para o aquém a nível fiscal, no que às empresas respeita e ao “engordar” da folha salarial, que com conjunturas desfavoráveis, poderá provocar um regresso ao passado...

A nível local, os resultados autárquicos são de continuidade com a maioria absoluta do PSD, na casa dos 50%, longe dos setenta e tal do início do século e com a surpresa da oposição ser agora assegurada por 2 vereadores do PS. A nível de freguesias, deixou de haver maiorias absolutas em Pussos S. Pedro e Maçãs de D. Maria, que obrigaram a duras “negociações”.

Outubro foi rico em eventos, designadamente de angariação de fundos para os Bombeiros Voluntários, Filarmónica e Casa do Povo de Alvaiázere. Da responsabilidade desta última, a construção de um Centro de Actividades Ocupacionais e Lar Residencial, destinado a pessoas deficientes. É nosso dever, realçar a importância deste projecto, para o qual ainda não estão garantidas as verbas para a sua total conclusão, pelo que o momento é de solidariedade.