PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Pensamento livre

30 de Abril de 2019

Pensamento livre foi sem dúvida a maior conquista do 25 de abril. Exprimir livremente o nosso pensamento sem mordaças e ter a possibilidade de escolher livremente quem nos governa são direitos só conseguidos depois de muitos dos que nos antecederam há quase meio século conhecerem a guerra, a censura e a prisão. É preciso não esquecer o passado e refletir para que não se volte aos tempos de opressão e de falta de democracia. É preciso fomentar os ideais do 25 de abril por vezes adormecidos. De lamentar que em Alvaiázere a comemoração de uma data histórica tão importante seja somente comemorada por uma Associação de Cultura, Alva Canto, com um concerto de elevada qualidade o que é de louvar, no entanto a Autarquia deveria assinalar esta data, nem que fosse com uma simples cerimónia do hastear da bandeira, e com o convite, por exemplo, de uma figura ligada ao 25 de abril para dar o seu testemunho possibilitando a reflexão e despertando o interesse nos mais jovens. Já que está nas mãos dos mais novos preparar um futuro na esperança de uma melhor qualidade de vida. Os ideais do 25 de abril deveriam ser cultivados todos os dias, no entanto estas datas são propicias para fazer um balanço da nossa ação para a contrução de uma sociedade mais fraterna, mais justa, mais igual com espaço para o desenvolvimento da democracia e da igualdade de oportunidades.

Passados 45 anos ainda se verificam amarras ao passado nesta terra em que os pensamentos divergentes não são bem aceites. Urge ensinar os mais jovens a valorizar a democracia, para que se verifique o progresso, com mentalidades mais abertas à mudança, pela consolidação da cidadania, numa rejeição total às ditaduras totalitárias.

Este mês de abril em Alvaiázere foi rico em atividades culturais, lúdicas, desportivas, ambientais e pedagógicas, direcionadas para os mais jovens, dinamizadas e proporcionadas pela XVIII Semana da Educação e pelo XL Encontro Nacional do Teatro Escolar, potenciando novas aprendizagens, pela oferta diferenciadora de atividades que promovam a formação integral das crianças e jovens e da comunidade em geral. Que estas atividades, que se pretendem acessíveis a todos, contribuam para a tão desejada mudança de mentalidades, permitindo concretizar os ideais de abril, na salvaguarda da democracia, com livre pensamento.