Regras de utilização da Praça Pública

Para usar os fóruns da Praça Pública o utilizador deverá respeitar estas regras.
Entende-se por Utilizador ou Membro, uma pessoa que se tenha registado voluntariamente, ficando deste modo habilitada a participar ativamente na Praça Pública. Não é necessário ser um utilizador registado para consultar a Praça Pública, contudo, tal é necessário para se poder criar tópicos ou colocar comentários.
Apenas é permitido um registo por pessoa. Caso sejam detetados clones (duplicados) de utilizadores já registados os mesmos serão sancionados e eliminados. A partilha de contas de não é permitida, sendo o utilizador responsável por todos os conteúdos colocados na nos fóruns da Praça Pública através da sua conta.
A utilização da Praça Pública é um privilégio e não um direito, pelo que os seus membros devem respeitar as regras em vigor, que visam garantir o bom funcionamento dos fóruns e criar um sistema de igualdade para todos os membros.

1. Direitos e deveres
Todos os Utilizadores têm os mesmos direitos e deveres independentemente da hierarquia que têm no fórum.

2. Liberdade
Os Utilizadores são livres de expressar as suas opiniões como quiserem e entenderem sobre o tema que entenderem. Não é permitido na Praça Pública (em qualquer forma - seja ela texto, imagem ou outro qualquer tipo de meio):
- Pornografia (imagens explicitas, órgãos sexuais, links, etc.)
- Sites ou links para software pirata ou que visem à obtenção de software pirata;
- Xenofobia / racismo / violência (e/ou promoção da mesma) / pedofilia;
- Esquemas em pirâmide para obtenção de qualquer tipo de regalias;
Deve ser ainda tomada em consideração a Legislação Portuguesa e Comunitária, especialmente no que concerne à proteção dos Direitos de Autor e Copyright.

3. Participação
Dá-se liberdade aos utilizadores para fazerem o número de “posts” que entenderem por dia, contudo haverá um controlo por parte dos moderadores (O Alvaiazerense) para evitar a multiplicação de mensagens sem qualquer interesse (SPAM). Se um utilizador abusar do SPAM, será notificado pelos moderadores, de modo a corrigir o seu comportamento.
O utilizador é também incentivado a escrever corretamente, de uma forma legível para todos os outros utilizadores.
Se o utilizador reincidir em comportamentos que vão contra as regras do fórum, então será suspenso ou banido do fórum.
O uso de palavrões não é permitido, mesmo que abreviados ou disfarçados.
Os “posts” colocados pelos utilizadores são de consulta pública para todos os membros, ficando integrados na base de dados da Praça Pública. Os “posts” não serão apagados mesmo que seja solicitada a eliminação dos dados pessoais da conta por parte de um utilizador.

4. Limitação de responsabilidade
Sendo os fóruns da Praça Pública de natureza pública, o jornal O Alvaiazerense não poderá ser responsabilizado pelos seus conteúdos ou pela forma como os utilizadores aplicam a informação aqui descrita.

5. Criação de tópicos
Os tópicos deverão ser criados dentro do fórum correspondente. Na eventualidade de nenhum dos fóruns corresponder ao tema do seu tópico, devem-no colocar no fórum Discussão Geral. Os moderadores poderão alterar a colocação do tópico para um fórum que seja mais indicado.

6. Respeito pelos outros
Não são permitidos “posts” que contenham calão, agressões verbais, ofensas pessoais aos Utilizadores sob nenhuma circunstância, mesmo para responder a comportamentos menos condignos por parte de outros Utilizadores. Se tal acontecer, deverá o Utilizador denunciar ao Alvaiazerense essa situação.
Comportamentos deste género poderão levar à expulsão da Praça Pública. Se um Utilizador se sentir ofendido deve imediatamente reportar a situação ao Alvaiazerense. Qualquer Utilizador deste fórum que por motivo algum insultar outro Utilizador, será banido do fórum. O mesmo se aplica a um Utilizador que responda a insultos com insultos.

7. Moderação
Os Moderadores destes fóruns reservam o direito de apagar ou alterar qualquer tipo de post/tópico que prejudique a estabilidade do mesmo e que vá contra as regras da Praça Pública.

8. Bom Senso
Os fóruns da Praça Pública regem-se pelo bom senso dos seus utilizadores. Qualquer Utilizador que tente contornar as regras deliberadamente, em benefício próprio ou para prejudicar o fórum será imediatamente advertido, e poderá levar à expulsão.