No decorrer do mês de agosto a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) divulgou os resultados do relatório anual sobre controlo e qualidade da água para consumo humano.
Desta forma, quatro Municípios do Distrito de Leiria, nomeadamente Alcobaça, Alvaiázere, Bombarral e Pedrógão Grande, conseguiram atingir o nível de 100% de água segura, cumprindo todos os indicadores nas 18910 análises efetuadas em 2015 à qualidade da água distribuída pelos 17 Concelhos da região. Em apenas 0,4% destas análises foram registados incumprimentos dos valores, sem compromisso da proteção da saúde humana.
Segundo os dados que constam do relatório, os Municípios da Batalha, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Óbidos, Ourém, Pombal e Porto de Mós registaram níveis de cumprimento acima dos 99%, enquanto em Ansião, Figueiró dos Vinhos, Nazaré e Peniche esse valor ultrapassou os 98%. Só Castanheira de Pera ficou abaixo desta percentagem, embora bastante próxima (97,8%).
No que diz respeito aos resultados a nível nacional, o relatório revelou que, pela primeira vez, Portugal conseguiu alcançar os 99% de água segura tendo em conta os critérios de avaliação internacionais, o que levou Luís Simas, diretor do Departamento de Qualidade da Água da ERSAR, a afirmar que o país passou de uma qualidade muito boa para uma situação de excelência.