Alvaiázere está entre os 25 concelhos com as mais baixas taxas de abandono escolar e de atraso no 3º ciclo de ensino básico. Estes resultados foram apurados pelo estudo "Atlas da Educação – Desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho", realizado pela Associação Empresários Pela inclusão Social (EPIS), em parceria com o Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova, que decorreu entre 2012 e 2013.
O estudo "Atlas da Educação – Desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho", que decorreu entre 2012 e 2013, foi coordenado pelo presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e antigo ministro da Educação, David Justino, com o objetivo de analisar, a nível nacional e concelhio, a evolução dos principais indicadores na Educação a partir dos Censos de 1991, 2001 e 2011, focando-se no insucesso e abandono escolar, tendo em conta o contexto socioeconómico dos alunos.
O concelho de Alvaiázere ocupa o nono lugar entre os 25 concelhos com as mais baixas taxas de abandono escolar precoce, com apenas 0,52 por cento de estudantes entre os 10 e 15 anos de idade a abandonar a escola, em 2011. Em 1991, a taxa de abandono escolar encontravase nos 15,42 por cento e em 2001 situavase nos 2,96 por cento. Assim, no prazo de duas décadas, o concelho de Alvaiázere assistiu a uma diminuição de 14,89 por cento da taxa de abandono escolar.
Na taxa de atraso do 3º ciclo, o concelho de Alvaiázere encontra-se igualmente em nono lugar, com uma taxa de 22,45 por cento. Em 1991, a taxa situava-se nos 38,98 por cento e em 2001 nos 37,66 por cento, o que significa que em duas décadas a taxa de atraso do 3º ciclo diminuiu 16,53 por cento.
No final, o estudo "Atlas da Educação" "agrupa os concelhos em função dos valores observados nas diferentes variáveis, de forma a potenciar as semelhanças entre os elementos de um conjunto e a maximizar as diferenças face aos outros conjuntos".
Assim, no que se refere ao 9º ano de escolaridade, o concelho de Alvaiázere insere-se no cluster 3. De acordo com o "Atlas da Educação", "este agrupamento integra 113 concelhos em que se verifica um equilíbrio entre os valores observados e estimados das taxas de abandono escolar (10-15 anos) e dos resultados das classificações de exame do 9º ano, mas com taxas de atraso claramente abaixo da média nacional". Trata-se do conjunto de concelhos mais numeroso com preponderância dos que se situam a norte do Tejo e no litoral, que apresentam caraterísticas que "apontam para um traço distintivo: baixa retenção".
Relativamente ao ensino secundário (idades 15-17 anos e 18-24 anos), o concelho de Alvaiázere encontra-se no cluster 2, que "agrupa 74 concelhos e distingue-se por ter taxas de abandono acima do esperado nos dois grupos de idade (médias: 1,5 e 3,1), mas classificações de exame acima do estimado (média: 0,6)". As taxas de atraso são ligeiramente abaixo da média nacional, pelo que os autores do estudo identificaram "este conjunto pelo sucesso nos resultados escolares, mas com seletividade pelo abandono".
Com este estudo, a EPIS quis disponibilizar um instrumento de trabalho, de base nacional e concelhia, que permitisse entender de uma forma expedita a evolução dos principais indicadores da Educação a partir dos Censos de 1991, 2001 e 2011, assim como aferir, de uma forma cientificamente justificada, o desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho, medidos em relação às expectativas de cada contexto socioeconómico.
"Há grandes desafios de Educação em muitos concelhos e regiões do país que urge atacar, para garantir a convergência de Portugal para os objetivos europeus de 2020", consideram os autores deste estudo, adiantando que "os resultados desta investigação pretendem, assim, ser um instrumento de planeamento e de hierarquização de prioridades", que "contribua para a melhoria da Educação em Portugal".