O concelho de Alvaiázere registou este ano poucos incêndios e uma área ardida pouco significativa. Durante o mês de agosto, registaram-se apenas quatro incêndios florestais, que queimaram menos de meio hectare de floresta.
“A área ardida este ano é pouco significativa”, afirmou o comandante da corporação dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, Vítor Joaquim, adiantando que se registaram apenas quatro incêndios nas freguesias de Pelmá e Maçãs de D. Maria, cujo combate envolveu 54 homens apoiados por 15 viaturas.
Recorde-se que no ano passado o concelho de Alvaiázere foi fustigado pelas chamas. Só no início do mês de setembro, mais de quatro centenas de hectares de floresta foram reduzidos a cinza. Os vários incêndios que lavraram no concelho de Alvaiázere destruíram floresta, vegetação, barracões, automóveis e uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere.
Tendo em conta o verão quente e seco que atravessamos, Vítor Joaquim alerta para a necessidade da população cumprir alguns cuidados previstos na legislação para que em caso de incêndio os prejuízos sejam minimizados. Assim, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere lembra que é fundamental as pessoas “manterem os terrenos limpos de lenhas, mato e ervas num raio de 50 metros à volta das habitações”. Além disso, Vítor Joaquim lembra ainda que é importante que os proprietários de terrenos mantenham os mesmos limpos para evitar que os incêndios se propaguem mais facilmente.