PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Ato eleitoral concorrido e conturbado na Associação Humanitária dos BVA

A última Assembleia-geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, realizada no passado dia 18 de Dezembro, decorreu com alguma efervescência no âmbito do ato eleitoral que estava agendado.

Segundo apuramos, com afluência elevada de sócios, os ânimos estiveram um pouco alterados relativamente ao que seria normal, fruto de questões relacionadas com os estatutos e o seu cumprimento ou não, e igualmente do seu conhecimento ou não.

Em causa esteve o pedido especial de admissão de uma segunda lista ao ato eleitoral, por parte de um grupo de sócios, conscientes de que a formalizaram no próprio dia, fora do suposto prazo estatutário.

Os mesmos esclareceram e argumentaram a omissão dos estatutos, da alteração que terá sido efetuada no já longínquo ano de 1967, a qual exige a apresentação de listas com uma antecedência de oito dias, o que não foi referido na respectiva convocatória.

Apuramos ainda que, questionada sobre a observância daquele prazo pela lista aceite, a mesa da Assembleia, soberana e com palavras de honra pelo meio, manteve a admissão de uma única lista concorrente ao ato eleitoral, tendo este resultado numa votação de 30 votos a favor, 15 votos brancos e 41 votos nulos, num universo de um total de 86 sócios votantes.

De acordo com o mandatário da lista não admitida, há intenção de pedir esclarecimentos e documentos no sentido de estudar a eventual ação em conformidade.