PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Autarcas contestam elevado preço das portagens na A13

A Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) solicitou ao Ministro da Economia a redução do valor das portagens praticado na A13 por considerar que o mesmo é elevado. Os 14 presidentes dos municípios da CIMPIN consideram inaceitáveis os preços da recente autoestrada que liga Coimbra a Tomar.

Apesar de reconhecer que a recente autoestrada que liga Coimbra a Tomar é “estruturante para a acessibilidade ao interior da região”, o presidente executivo da CIMPIN, João Marques, refere que a A13 “apresenta um preço por quilómetro muito superior ao praticado, por exemplo, na Autoestrada do Norte (A1) localizada na faixa litoral”.

A CIMPIN enviou um ofício para o Governo manifestando “o profundo desagrado pela discriminação negativa a que o território do Pinhal Interior fica sujeito” e a solicitar “a revisão do elevado preço das portagens, na recente autoestrada A13 que liga Coimbra a Tomar”.

O “Conselho Executivo da CIMPIN tem envidado todos os esforços para esbater os obstáculos ao desenvolvimento desta região e não pode, por isso, aceitar esta diferença de procedimento, sabendo que este tronco alimentador de tráfego (A13) é imprescindível a toda a atividade económica e social do Pinhal Interior”, revela o documento endereçado ao ministro da Economia.

João Marques considera esta medida “inaceitável” e uma “discriminação negativa”, pelo que “a CIMPIN apelou ao Ministro da Economia que diligencie no sentido de anular a injustiça causada ao Pinhal Interior Norte”.