PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Buscas em Alvaiázere levaram à detenção de seis indivíduos por furto

No passado dia 10 de julho, o Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou a "detenção de seis indivíduos, com idades compreendidas entre os 19 e os 70 anos, por crimes relacionados com furtos, recetação, detenção de armas proibidas e cultivo de canábis".

Para além das detenções, foram ainda constituídas arguidas mais duas pessoas, no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um ano e que levou à efetuação de 12 buscas em Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos e Pombal.

Na sequência da operação, que envolveu 146 militares da Unidade de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Pombal, foram apreendidas duas caçadeiras, três revólveres, duas réplicas de armas de fogo e uma pistola de calibre 6.35 mm, além de 160 munições, cinco aerossóis, 15 engenhos explosivos para exercício da caça e quatro plantas de canábis. A GNR recuperou ainda material de construção civil (66 artigos), 22 telemóveis, 16 motosserras, computadores, LCD, tablets, lanternas, aparelhagens de som, máquinas fotográficas, várias peças em ouro e prata, e dezenas de garrafas de bebidas.

Um dos arguidos, detido no cumprimento de mandado judicial fora de flagrante delito e com antecedentes criminais por furtos qualificados, foi presente a primeiro interrogatório judicial, enquanto os restantes foram notificados para se apresentar no Tribunal de Figueiró dos Vinhos.

Fonte da GNR esclareceu que estas buscas visaram "armazéns, residências e anexos destas" e que os detidos são "um operário fabril, um sucateiro e um aposentado, enquanto os restantes estão desempregados".

No âmbito desta investigação, já tinham sido apresentadas oito queixas, tendo os furtos ocorrido em localidades dos distritos de Leiria, Santarém, Coimbra e Castelo Branco.