PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Dono de sucateira detido pela GNR ficou em prisão preventiva

No passado dia 14 de março, o Núcleo de Investigação Criminal de Pombal do Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 15 indivíduos, com idades entre os 21 e os 82 anos, suspeitos de furto qualificado e recetação e apreendeu ainda cerca de meio milhão de euros em veículos e outro material.

Entre os suspeitos está o dono de uma sucateira no concelho de Alvaiázere, onde, segundo Cláudio Lopes, comandante do Destacamento Territorial de Pombal, ocorreu “o maior número de buscas e a maior quantidade de material apreendido”.

A operação, com o nome de código “Lótus Negro”, envolveu 195 agentes que levaram a cabo 31 buscas (22 domiciliárias e 9 não domiciliárias) nos Distritos de Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Leiria, Santarém e Viseu, concluindo assim uma investigação que durava há cerca de dois anos.

No total, foram apreendidos 32 veículos (alguns dos quais utilizados para assaltar caixas Multibanco), entre automóveis ligeiros, carrinhas, máquinas agrícolas e um camião TIR, sete carroçarias de veículos desmanteladas, três máquinas de fazer matrículas e vários componentes automóvel, nomeadamente centralinas, chaves, autorrádios, airbags, quadrantes e motores de veículos. Da lista de material apreendido constam ainda duas armas de fogo, quatro armas brancas, 600 munições, 6420 euros em numerário, 17 artigos em ouro, 49 telemóveis e 16 computadores.

Os 15 detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, sendo que dez deles foram posteriormente presentes ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, acabando o dono da sucateira em Alvaiázere e um assaltante com antecedentes criminais por ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva. Os restantes oito estão sujeitos a apresentações periódicas e proibidos de ter qualquer contacto entre si.