PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Duas idosas foram alvo de tentativa de burla

No passado dia 14 de janeiro, cerca das 15h00, no lugar de Avanteira, freguesia de Pelmá, duas idosas, Maria Gomes, de 94 anos, e Maria Emília de Jesus, octogenária, foram vítimas de uma tentativa de burla.

As senhoras, que são vizinhas, estavam nas suas tarefas quotidianas (Maria Gomes estava a estender a roupa e Maria Emília de Jesus estava na horta) quando foram abordadas por dois homens que chegaram de carro e que foram descritos pelas mesmas como tendo “entre os 50 e os 60 anos, estavam bem-vestidos e um deles tratava o outro por doutor”.

Os indivíduos mostraram duas notas, uma de 20 e outra de 50 euros, perguntando se conheciam aquelas notas e se as tinham em casa, afirmando que teriam de as entregar porque iam ser substituídas e dando garantias que no dia seguinte viria uma senhora entregar as notas novas. Para além disso, questionaram ainda se as senhoras tinham ouro em casa e se naquela zona existiam mais pessoas reformadas.

Ambas as idosas alegaram não ter dinheiro em casa, uma vez que “as reformas são pequenas” e que aquela zona é uma zona com poucos habitantes. Perante a resposta negativa das senhoras, os indivíduos chamaram a sua atenção para o facto de ambas trazerem anéis de ouro, afirmando “serem peças muito valiosas”.

Enquanto Maria Emília de Jesus ficou com medo e começou a chorar, Maria Gomes não se mostrou receosa nem se aproximou muito dos homens, tendo reparado que durante a abordagem, um vizinho passou na estrada, mas acabou por não se aperceber do sucedido. Minutos depois, chegou um outro vizinho que costuma visitá-la e fazer-lhe companhia, e os dois burlões acabaram por ir embora sem levar nada.

O Jornal “O Alvaiazerense” deixa o alerta a toda a população, especialmente aos mais idosos e que vivem isolados ou até mesmo sozinhos, para ter cuidado com estas situações e, caso detetem que estão a ser vítimas de burla, entrem em contacto com as autoridades de segurança o mais rapidamente possível.