PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Empresa João Serra Carvalho distinguida com Estatuto de PME Excelência 2013

A empresa João Serra Carvalho, Unipessoal, Lda. foi distinguida com o Estatuto de PME Excelência 2013, um instrumento de reputação criado pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento), que visa sinalizar as pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores.

Este foi o segundo ano consecutivo que esta empresa alvaiazerense de comércio por grosso de alimentos para animais recebeu o Estatuto de PME Excelência.

Anualmente, o IAPMEI distingue as empresas que se destacam pelos melhores resultados.

Este ano, foram distinguidas 1100 empresas de todo o país. As PME Excelência 2013 foram conhecidas numa cerimónia pública, que se realizou no passado dia 6 de fevereiro, no Europarque de Santa Maria da Feira e contou com a presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima, e do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves.

Entre as 1100 pequenas e médias empresas que “obtiveram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão no exercício de 2012, e que conseguiram manter-se competitivas num contexto económico exigente, com crescimento e consolidação de resultados”, está a empresa João Serra Carvalho, Unipessoal, Lda.

A empresa João Serra Carvalho, Unipessoal, Lda. aparece na posição 536 da lista das PME Excelência 2013. Esta empresa de comércio por grosso de alimentos para animais está sedeada na localidade de Carvalhal, freguesia de Maçãs de D. Maria, contando com mais de uma década de experiência neste sector.

Entre as 278 empresas de comércio a nível nacional que se destacaram pelos bons resultados adquiridos no ano de 2012, está João Serra Carvalho, Unipessoal, Lda., que é distinguido pelo segundo ano consecutivo com o Estatuto de PME Excelência.

O Estatuto PME Excelência é um instrumento de reputação criado pelo IAPMEI, que visa sinalizar as pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores.

De acordo com o IAPMEI, “no seu conjunto, as PME Excelência 2013 são responsáveis por mais de 43 mil postos de trabalho direto e geraram um volume de negócios superior a 5,8 mil milhões de euros em 2012, que representou um crescimento médio de 9 por cento, face ao exercício anterior”.

Este instituto revelou ainda que “com um ativo líquido global de 4,4 mil milhões de euros, as PME Excelência 2013 apresentam uma autonomia financeira média de 52,6% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios, do ativo, e das vendas, de respetivamente 17%, 9% e 6,9%”.

O IAPMEI salienta que “o contributo destas empresas para as exportações foi de 1,7 mil milhões de euros em 2012, valor que representou um crescimento de 27% relativamente ao ano anterior”. Além disso, as PME Excelência 2013 “são empresas que tiveram um crescimento de 31,7% nos seus resultados líquidos e que viram aumentar o seu ativo em 11%”.

Em termos setoriais, a Indústria, com 427 empresas (38,8%), e o Comércio, com 278 empresas (25,3%), são os setores mais representados no grupo das PME Excelência 2013, ocupando 64% do universo total de empresas distinguidas.

Em termos de localização, os distritos do Porto (202 empresas) e Lisboa (184 empresas), seguidos de Aveiro (156 empresas), Braga (144 empresas) e Leiria (93 empresas) são os que reúnem a maior concentração de PME Excelência 2013.