No passado dia 25 de fevereiro, Rodrigo Joaquim foi reeleito presidente da estrutura da Juventude Social Democrata (JSD) de Alvaiázere para um terceiro mandato consecutivo, em candidatura única, já que, Manuel Pachon David, vice-presidente no mandato anterior, chegou a anunciar a intenção de avançar também com uma candidatura ao sufrágio deste ano, o que acabou por não se concretizar.
Rodrigo Joaquim, justificou os resultados obtidos pelo trabalho anteriormente realizado, do comprometimento em “Mobilizar Alvaiázere”, vendo assim “o número de militantes a ser reforçado, da apresentação de propostas com impacto para o território e para os jovens alvaiazerenses, de que são exemplo: a criação de um polo do IPL em Alvaiázere, o programa Jovem Autarca e 25 propostas no decorrer das eleições autárquicas de 2021. Contou também com o significativo número de indicações da JSD para listas às eleições autárquicas de 2021, e consequentemente de eleitos nos órgãos locais. A isto se junta a representatividade conseguida na estrutura distrital e nacional da JSD como sinal de reconhecimento da atividade da concelhia”
Neste ato eleitoral, Pedro Barros foi eleito como Presidente da Mesa do Plenário, fazendo parte da equipa eleita, caracterizada por Rodrigo Joaquim de “espírito reformista e com uma capacidade de trabalho inabalável e à prova de quaisquer agendas pessoais”, assumindo o “muito orgulho e determinação em liderar esta equipa vencedora, com a certeza de que juntos, enquanto equipa, estamos mais capazes e preparados para podermos estar à altura daqueles que em nós confiam e que certamente se juntarão nesta caminhada para que, depois da mobilização, possamos Concretizar Alvaiázere com proximidade, defesa do bem comum e promovendo a envolvência de todos os alvaiazerenses”. E explica a forma de trabalho a desenvolver com a sua equipa: “O próximo mandato que agora se inicia, será alicerçado na proximidade aos jovens alvaiazerenses bem como na sua formação e literacia política. Também, o desenvolvimento de propostas para o território, integrando os recursos qualificados nas várias áreas temáticas”. Conclui, “a defesa do concelho de Alvaiázere e o apoio ao nosso partido (PSD) e autarcas continuarão a ser dois eixos fundamentais da nossa atuação”.
A cerimónia de tomada de posse dos eleitos decorreu no dia 24 de março, em jantar de militantes e simpatizantes em Alvaiázere que contou com a presença de dirigentes da estrutura da JSD e PSD do Distrito de Leiria, entre eles o presidente da distrital que é também deputado à Assembleia da República, Hugo Oliveira.