As obras de construção do Lar de Idosos do Centro Cultural, Recreativo e Social da Freguesia de Pussos vão ter início ainda este ano, um projeto que, segundo Arménio Simões, presidente da direção da Instituição, está na calha há cerca de sete anos, tendo sido na altura submetido à aprovação do programa de fundos comunitários POPH – Programa Operacional Potencial Humano.
No entanto, “apesar de ter sido feito um contrato de comodato do terreno, houve uma má interpretação, pois o terreno devia ter sido registado na Conservatória, o que não aconteceu, pelo que o POPH acabou por encerrar sem que o projeto avançasse”, explicou Arménio Simões.
Após o impasse, continuou Arménio Simões, a direção do Centro Cultural, Recreativo e Social da Freguesia de Pussos entendeu que a obra tinha de ser feita, e por isso teve de usar capital próprio, bem como fundos obtidos através da realização de um peditório à população da freguesia, para este investimento cujo valor total está avaliado nos dois milhões de euros.
O presidente da direção afirmou que esta será uma infraestrutura extremamente importante para a freguesia, uma das maiores do concelho de Alvaiázere, um Concelho bastante envelhecido, e que o lar da terceira idade é a única resposta social da qual o Centro ainda não dispõe. “Temos de ter um apoio diferenciado, porque há uma grande procura dos lares, existe uma longa fila de espera e muita gente vê-se obrigada a recorrer a lares particulares e a outros lares fora do Concelho”, salientou.
Para além disso, a obra vai permitir a criação de 20 novos postos de trabalho, tendo como mais-valias a centralização de todos os serviços do Centro, designadamente do Lar de Idosos, o apoio domiciliário e o centro de convívio.
Localizado num terreno com uma área total de 11.280 m2 e 2664 m2 de área coberta, o Lar de Idosos da freguesia de Pussos S. Pedro vai ter 26 quartos, com capacidade para 50 utentes, o que permite aumentar a sua capacidade de 77 para 127 utentes, sala de estar, sala de enfermagem, sala de convívio, gabinete da direção, sala de reuniões e sala de atividades no rés-do chão, sendo que o primeiro andar terá quatro suites individuais.
Visivelmente satisfeito, Arménio Simões sublinhou: “já era tempo de arrancar, era algo que havíamos prometido à população há muito tempo, felizmente conseguimos ultrapassar as contrariedades com as quais nos deparámos ao longo destes anos”, afirmando ainda que a data prevista para a conclusão das obras de construção do Lar de Idosos será em 2018.