PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Programa PEPAL atribuiu sete estágios para jovens licenciados

No passado dia 11 de fevereiro foi publicado em Diário da República o mapa de distribuição de estágios no âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL). O Município de Alvaiázere foi contemplado com um total de 7 estágios, 5 dos quais inseridos na área da promoção do desenvolvimento e da competitividade económica local, energia e ciência, e os restantes dois no âmbito da ação social, educação, saúde e cultura. É ainda de salientar que um destes estágios é destinado a pessoas portadoras de deficiência.

A quinta edição dos estágios PEPAL envolve um investimento que pode atingir os 14,5 milhões de euros, dos quais 92% são comparticipados por fundos comunitários, no âmbito do programa Garantia Jovem. O objetivo é a contratação de 1500 jovens até aos 29 anos (35 se forem portadores de deficiência), que tenham uma licenciatura e estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego. Durante um ano, os estagiários receberão uma bolsa no valor de 691,70 euros, à qual acresce o subsídio de refeição e o seguro.

Este ano, o número de pré-candidaturas apresentadas pelas entidades municipais – 2640 – excedeu o número de estágios previamente fixados – 1500 – por isso, de acordo com a portaria que regulamenta o Programa, a prioridade foi dada às duas áreas referidas. Em termos de distribuição por região, a Câmara Municipal de Braga regista o maior número de estágios – 22 – seguida de Barcelos, Coimbra, Mafra, Viseu, Vila Nova de Famalicão (18), Sintra (17), Porto, Felgueiras (16), Guimarães e Viana do Castelo (15). No que diz respeito às entidades, os municípios recebem 227 estagiários, as freguesias 71, as comunidades intermunicipais 27, empresas municipais 11 e associações de municípios 5.

Após a publicação do despacho, cada autarquia irá lançar a seleção para os estágios através de um concurso divulgado na Bolsa de Emprego Público (BEP), no Portal Autárquico e nos órgãos de comunicação social.