No âmbito do Programa Operacional da Região Centro, para o período 2014-2020 (CENTRO 2020), que assenta numa estratégia de desenvolvimento regional partilhada e construída através da mobilização de todos os parceiros regionais, já foi conhecida, no dia 14 de setembro, a lista de candidaturas aprovadas.
No que diz respeito à Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), houve 124 projetos aprovados, o que representa um investimento total de 38 milhões de euros, um investimento elegível de 31 milhões e um valor de 19 milhões de euros em incentivo. Especificamente em Alvaiázere, foram quatro as empresas que viram as suas candidaturas aprovadas, nomeadamente: Cobermat, S.A, Decofloralia, Sociedade de Floristas Lda, Rosas & Bagas, Lda. (pequenas empresas) e ZT Flores, Lda (micro empresa).
A candidatura da Cobermat, S.A tinha como objetivo, segundo dados da CIMRL "reforçar a capacitação da empresa para a internacionalização, por via da valorização dos fatores imateriais de competitividade, procurando obter uma maior orientação para os mercados externos e incrementando a sua presença ativa no mercado global". O investimento total é na ordem dos 5 502 778,77 euros, a empresa obteve um investimento elegível de 369 695 euros e um incentivo de 166 362,75 euros, como pode ler-se no documento disponível para consulta no site da CIMRL.
A Decofloralia, Sociedade de Floristas, Lda, dedica a sua atividade ao comércio de flores online, o investimento total e o elegível estão na ordem dos 20 000 euros, e o incentivo nos 15 000 euros.
Os valores relativos ao projeto da empresa Rosas & Bagas, Lda. também dedicada ao mercado digital, são os seguintes: 19 125 euros de investimento total e elegível e 14 343,75 euros de incentivos.
Por fim, a micro empresa ZT Flores, Lda, que pretende alcançar a "inovação na área de economia digital" submeteu uma candidatura no valor de investimento 18 500 euros, valor totalmente elegível, ao qual acresce um valor de 13 875 euros de incentivos.
Com a aplicação dos fundos comunitários relativos ao Programa Centro 2020, a Região Centro tem como principais objetivos "tornar-se líder de inovação; representar 20% do PIB Nacional e convergir para os níveis de produtividade nacional; diminuir em 10% as assimetrias territoriais; ter 40% da população jovem com formação superior e uma taxa de desemprego inferior a 70% da média nacional".
Até 2020, as prioridades vão passar por "sustentar e reforçar a criação de valor e a transferência de conhecimento; promover um tecido económico responsável, industrializado e exportador; captar e reter talento qualificado e inovador; reforçar a coesão territorial; estruturar uma rede policêntrica de cidades de média dimensão; dar vida e sustentabilidade a infraestruturas existentes e consolidar a capacitação institucional".
Para o período 2014-2020, o Programa Operacional da Região Centro terá uma dotação no valor de 2155 milhões de euros, dos quais 1751 milhões são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 404 milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE). Este valor representa um acréscimo de 27% face ao anterior período de programação (2007-2013) e corresponde a um valor de 925 euros por habitante da Região Centro.