PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

82ª Aniversário dos BVA marcado por distinções honoríficas aos seus Bombeiros

31 de Março de 2022

A comemoração do 82º Aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, AHBVA, iniciou-se com a celebração de uma Missa pelo Reverendo Padre André Sequeira no dia sete de março, em memória de todos os Bombeiros e Diretores já falecidos. Durante a homilia foi enaltecido o trabalho dos soldados da paz, que colocam as suas vidas desinteressadamente ao serviço dos outros em ações bem exigentes e muitas vezes com o risco da própria vida. No final da Missa o Padre André felicitou os BVA consagrando-os à Nª Senhora de Fátima fazendo uma prece, “que Deus seja a Vossa Força para continuares com empenho e determinação a protegerem e auxiliarem a população”.

A sessão solene, do 82º aniversário, ocorreu no dia treze de março e foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Guerreiro, tendo sido acompanhado na mesa de honra pelo Secretário da Mesa da Assembleia Geral da AHBVA, António Ribeiro, Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses Comandante, Carlos Jaime, Comandante Distrital de Leiria da ANEPC, Carlos Guerra, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leira, Rui Rocha, Presidente da Direção da AHBVA, Joaquim Simões, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, Mário Bruno e Comandante do Quadro de Honra, António Simões Miguel.

Antes da Intervenção do Comandante dos BVA foi feita a distinção de Bombeiros com medalhas de boa e efetiva assiduidade. Os que completaram dez anos, André Santos Gomes Godinho Oliveira, Inês Margarida Gonçalves Maia e Ana Catarina Marques Serra. Com 15 anos, Nelson José Ferreira dos Santos, Nuno Miguel Forte Tiago e Rui Manuel Gomes Fernandes e pelos 20 anos, o Bombeiro de 1ª Jonnhy Vertura. Após a atribuição da medalha de Dedicação e Altruísmo de 30 anos, aos Sub Chefe João Paulo Monteiro Ferreira e Paulo Jorge Santos Costa e aos Bombeiros de 1ª Pedro Miguel Furtado Simões e de 2ª Luís Alberto Alves da Silva.

De seguida usou da palavra o Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, Mário Bruno, que mostrou a sua felicidade, de após tantas diligências recusadas, neste aniversário estar comtemplada a homenagem com a atribuição de uma das mais altas distinções dos Bombeiros de Portugal, a Fénix de Honra, ao Comandante Miguel, sentindo-se todos os Alvaiazerenses honrados e em especial toda a corporação dos BVA. Felicitou também todos os bombeiros visados com condecorações e promoções neste aniversário.

Após esta intervenção foi feita a promoção a Bombeiros de 2ª Classe, os elementos que concluíram com aproveitamento o processo de avaliação, Mauro André Simões Sousa, Tiago Alexandre Freitas Marques, Francisco José Marques Brás, André Santos Gomes Godinho Oliveira, José Luís Ribeiro Brás Lourenço, Ana Catarina Marques Serra, Inês Margarida Gonçalves da Maia, Elisabete dos Santos Miguel, Tiago Filipe da Silva Ferreira dos Santos. A passagem ao quadro de Honra do Bombeiro de 2ª António Manuel Godinho Gonçalves. E a tomada de posse do 2º Comandante pelo Bombeiro Oficial de 2ª Carlos Eduardo Simões Alves, que até à data pautou-se pelo comportamento exemplar e de reconhecidos méritos e conhecimentos, comprovado diariamente pelos elementos do Corpo Ativo e da Direção da AHBV de Alvaiázere.

Após a tomada de posse do 2º Comandante usou da palavra o Presidente da AHBVA Joaquim Rosa Simões, que agradeceu a presença de todos, felicitando a associação juvenil, os bombeiros e em especial os que por mérito próprio são reconhecidos e homenageados, congratulandose com a Fénix de Honra atribuída ao Comandante Miguel, após uma longa espera, “mas a justiça só foi possível concretizar-se, graças à prestimosa intervenção do Sr. Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, recentemente empossado, e de quem muito esperam os Bombeiros a nível nacional”. E deixou um apelo, “Permita-me, Sr. Comandante Carlos Jaime, que lhe deixe apenas quatro preocupações: valor tabelado pelo Estado do preço do combustível por Km percorrido (0,51 €) desde 2012; subsídio mensal referente ao financiamento permanente atribuído pelo Estado, manifestamente insuficiente; erradicar o Amianto existente na cobertura de parte do Quartel e Despesas pagas atempadamente”.

Todos os outros intervenientes da sessão solene concordaram com a necessidade premente da resolução de problemas inerentes às corporações de bombeiros, que no imediato só se conseguem resolver com os apoios das Câmaras Municipais e a solidariedade das populações. Neste sentido foi anunciado a realização de um Cortejo de Oferendas a favor dos Bombeiros, no dia 29 de maio.

Outro ponto alto deste aniversário foi a bênção de uma viatura de transporte de doentes, pelo Reverendo Padre André Sequeira e batizada pela sócia, Esmeralda Dourado, que foi felicitada pelo Presidente da Direção, “À sócia Esmeralda Dourado, por nos honrar com a sua presença e que nesta cerimónia representa, também, todos os benfeitores da Associação. Sem pestanejar aceitou o convite formulado pela Direção para apadrinhar a nova viatura de transporte de doentes e confidenciou-me que se sentia muito honrada pelo convite. Mas permita-me que partilhe consigo a alegria dos Órgãos Sociais em se juntar a nós e abrilhantar, com a sua presença, esta singela cerimónia”.

 

Comandante António Simões Miguel, recebe Fénix de Honra, a mais alta distinção dos Bombeiros

Aos 96 anos a satisfação é evidente no olhar comovido do Comandante do Quadro de Honra, António Simões Miguel, ao receber a Fénix de Honra, das mãos do Vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Carlos Jaime, do Comandante, Mário Bruno e do seu neto Luís Miguel. Esta alta condecoração foi aprovada pelo Conselho Nacional da Liga por unanimidade, deixando todos os alvaiazerenses felizes e honrados, por este reconhecimento muito merecido e já há muitos anos desejado.

E da parte do nosso jornal aqui fica também a nossa singela homenagem, dando a conhecer na íntegra a apresentação feita no 82º aniversário da AHBVA deste grande Homem:

António Simões Miguel, nasce em Alvaiázere a 13 de fevereiro de 1926 na Freguesia e Concelho de Alvaiázere, filho de Evaristo Simões Pascoal e Emília Bernardina.

Ingressa na Escola Primária de Alvaiázere em 1932, onde conclui a 4º Classe, cumprindo mais tarde o serviço militar no Regimento de Infantaria 15 com a graduação de 1º Cabo.

A Vida de António Simões Miguel muito facilmente se confunde com a História e Vida da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, dado que cumpre este ano 77 anos de dedicação à causa dos Bombeiros sempre com o vínculo voluntário à Associação Humanitária dos Bombeiros de Alvaiázere que cumpre este ano 82 anos de Vida.

António Simões Miguel Ingressa na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere a 12 de abril de 1945 como Aspirante, sendo promovido a Bombeiro de 3ª Classe a 17 de agosto de 1946.

Permaneceu no Quadro Ativo até sete de junho de 1976, data em que ingressa no Quadro de Comando como Ajudante. A oito de novembro de 1976 é nomeado 2º Comandante e a 26 de fevereiro de 1992 é nomeado Comandante onde permanece até 31 de maio de 2001 quando transita para o Quadro de Honra.

É agraciado a 24 de agosto de 1956 com a medalha de assiduidade Grau Cobre, a 15 de março de 1960 com a medalha de assiduidade Grau Prata a 24 de fevereiro de 1971 com a medalha de assiduidade Grau Ouro 15 anos, a seis de fevereiro de 1985 com a Medalha de Serviços Distintos – Ouro, a 26 de fevereiro de 1990 com a medalha de assiduidade Grau Ouro 30 anos, a 10 de março de 1996 com o Crachá de Ouro e a sete de março de 2020 com o crachá de cidadania e mérito.

É digno de Louvor público pelo então Inspetor do Serviço Nacional de Bombeiros – Inspeção Distrital de Bombeiros de Leiria Major de Infª Albano José Ribeiro de Almeida, publicado na ordem de serviço Nº 2001/05.

Recebe medalha de Ouro do Concelho de Alvaiázere em setembro de 1993, sendo o primeiro Alvaiazerense digno desta distinção.

Atrás de Si Deixa uma prestigiosa, sábia e marcante presença nos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere de 56 anos dois meses e 10 dias de atividade profunda e tecnicamente irrepreensível que completam este ano 77 anos de presença assídua nesta Associação que quase coincide com a vida da prestimosa instituição que é a Associação Humanitária dos Bombeiros de Alvaiázere, fundada somente cinco anos antes do seu ingresso na mesma.

Homem íntegro, responsável e cumpridor das suas obrigações quer familiares quer sociais e associativas, é considerado e respeitado ainda hoje por todos aqueles que de uma maneira ou de outra com ele tem o prazer de privar.